x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 46

DFC obrigatoriedade na ECD em LTDA com PL inferior a 2.000.00,00?

Cleusa Gim

Cleusa Gim

Prata DIVISÃO 3
há 3 dias Terça-Feira | 13 maio 2025 | 17:54

Prezados,

me ajudem na resposta ? 

O artigo abaixo deve ser obrigatório somente para as S/As de capital fechado ?

LEI 6404 art 176 inciso 6o ( altera pela 11.638) :

"§ 6º  A companhia fechada com patrimônio líquido, na data do balanço, inferior a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) não será obrigada à elaboração e publicação da demonstração dos fluxos de caixa.” (NR)".

Pois no CPC 26 (R1) a DFC é obrigatoria...

Estou confusa .

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 2 dias Quarta-Feira | 14 maio 2025 | 14:54

Boa tarde,  Cleusa Gim

Realmente isto deixa qualquer profissional da área contábil confuso porque há um claro conflito das normas legais (Lei das S/A) com as normas profissionais (NBC do CFC), sendo oportuno observar que embora o §6º do Art. 176 da Lei 6404/76 faculte a elaboração e publicação da DFC às empresas cujo patrimônio Líquido seja inferior a 2 milhões, dentre todas as normas contábeis aplicáveis, somente as microentidades (faturamento anual de até 4,8 milhões) estão dispensadas disto (NBC TG 1002/2021, itens P2 e 3.6).

Neste contexto, se eu estivesse na posição contador de empresa cujo PL fosse inferior a 2 milhões, inicialmente eu analisaria o faturamento anual para decidir qual norma seguir, pequena, média ou micro (clique aqui para ter acesso) e se, pelo faturamento anual, a organização não possa ser classificada como microentidade, mesmo que tivesse PL inferior a 2 milhões e fosse "dispensada" disto pela Lei das S/A, eu confeccionaria a DFC sim, com base no disposto no "Código de Ética Profissional do Contador":

4 - São deveres do contador:
(a) exercer a profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica, observando as Normas Brasileiras de  Contabilidade e a legislação vigente, resguardando o interesse público, os interesses de seus clientes ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais;
(...)
25 - Na existência de conflito entre esta Norma e as demais normas profissionais, prevalecem as disposições desta Norma.
(grifos meus)

Conclusão:
Apesar de neste nosso caso em debate estar ilustrada uma empresa que, por suas condições, é dispensada de elaborar e publicar a DFC, conforme demonstrado acima eu verificaria nas NBC se a empresa seria ou não obrigada a isto e seguiria as regras impostas pelo órgão regulatório.

Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade