x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 45

Grupo Economico ou Conglomerado

Eduardo Augusto Melere

Eduardo Augusto Melere

Prata DIVISÃO 1 , Auditor(a)
há 3 semanas Sábado | 17 maio 2025 | 09:07

Bom Dia colegas
Minha dúvida está no embasamento do assunto que trago.
A consolidação ocorre quando temos controladas de uma empresa, via de regra. E até aí, tudo bem.
A dúvida é de um caso que observo a necessidade de consolidar, mas nao encontro base legal para isso. É quando a empresa não é controlada mas faz parte do grupo. Com base em que eu posso consolidar/ Como posso chamar esse processo/

Isso tbm tem ocorrido em empresas familiares. Onde ao inves de existir uma única holding controlando tudo, por estratégia patrimonial, se dilui a participação nas empresas e 5 holdings, cada uma para cada membro familiar, em partes iguais.
A holding do patriarca, em tese, é a que controla, exerce a influencia, o controle. Então até aí tudo bem, Essa holding é a que consolidaria tudo. No entanto, entre essas 5 holdings existe imobilizado, existem empréstimos, enfim, saldos patrimoniais que tbm deveriam ser analisados em conjunto.

Como poderíamos consolidar tbm as holdings//

João H Jr

João H Jr

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 3 semanas Sábado | 17 maio 2025 | 18:25

Os dois elementos para definição de controle, determinando ou não a elaboração de demonstrações contábeis consolidadas são o poder de gerência (administração) e os benefícios da controlada sobre as outras empresas. Acredito, pelo seu texto, que já tenha incorporado essas informações.
Veja se esta leitura lhe ajuda.

Eduardo Augusto Melere

Eduardo Augusto Melere

Prata DIVISÃO 1 , Auditor(a)
há 2 semanas Sábado | 24 maio 2025 | 09:03

Então..
O meu caso é o seguinte;
O grupo familiar possui 5 empresas.
Cada uma das 5 empresas foi dividida pela família em holdings, de modo que a holding do pai tem 20 por cento, do filho A, 20 por cento e assim sucessivamente.
Tenho um entendimento que tem prevalecido.
O primeiro de que a holding do pai é que deveria consolidar as 5 empresas. Por conta da influencia significativa. O pai é o centro das decisões.

Isso resolveria a questão da consolidação das empresas controladas.

Mas não resolve outra questão; as holdings  fizeram aquisições de imobilizado, de financiamentos, para investimento nas 5 empresas do grupo. Em determinado momento, para melhor representar a realidade desse grupo economico, seria necessário juntar as demonstrações individuais das 5 holdings em uma. A holding do pai já teria a consolidação das empresas operacionais. Mas com base em que eu poderia definir a junção, em uma segunda etapa, das outras 4 holdings na holding do pai//

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: