x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 240

Grupo Economico ou Conglomerado

Eduardo Augusto Melere

Eduardo Augusto Melere

Prata DIVISÃO 1 , Auditor(a)
há 51 semanas Sábado | 17 maio 2025 | 09:07

Bom Dia colegas
Minha dúvida está no embasamento do assunto que trago.
A consolidação ocorre quando temos controladas de uma empresa, via de regra. E até aí, tudo bem.
A dúvida é de um caso que observo a necessidade de consolidar, mas nao encontro base legal para isso. É quando a empresa não é controlada mas faz parte do grupo. Com base em que eu posso consolidar/ Como posso chamar esse processo/

Isso tbm tem ocorrido em empresas familiares. Onde ao inves de existir uma única holding controlando tudo, por estratégia patrimonial, se dilui a participação nas empresas e 5 holdings, cada uma para cada membro familiar, em partes iguais.
A holding do patriarca, em tese, é a que controla, exerce a influencia, o controle. Então até aí tudo bem, Essa holding é a que consolidaria tudo. No entanto, entre essas 5 holdings existe imobilizado, existem empréstimos, enfim, saldos patrimoniais que tbm deveriam ser analisados em conjunto.

Como poderíamos consolidar tbm as holdings//

João H Jr

João H Jr

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 51 semanas Sábado | 17 maio 2025 | 18:25

Os dois elementos para definição de controle, determinando ou não a elaboração de demonstrações contábeis consolidadas são o poder de gerência (administração) e os benefícios da controlada sobre as outras empresas. Acredito, pelo seu texto, que já tenha incorporado essas informações.
Veja se esta leitura lhe ajuda.

JR Contabilidade e Consultoria S/S Ltda
[email protected]
Eduardo Augusto Melere

Eduardo Augusto Melere

Prata DIVISÃO 1 , Auditor(a)
há 50 semanas Sábado | 24 maio 2025 | 09:03

Então..
O meu caso é o seguinte;
O grupo familiar possui 5 empresas.
Cada uma das 5 empresas foi dividida pela família em holdings, de modo que a holding do pai tem 20 por cento, do filho A, 20 por cento e assim sucessivamente.
Tenho um entendimento que tem prevalecido.
O primeiro de que a holding do pai é que deveria consolidar as 5 empresas. Por conta da influencia significativa. O pai é o centro das decisões.

Isso resolveria a questão da consolidação das empresas controladas.

Mas não resolve outra questão; as holdings  fizeram aquisições de imobilizado, de financiamentos, para investimento nas 5 empresas do grupo. Em determinado momento, para melhor representar a realidade desse grupo economico, seria necessário juntar as demonstrações individuais das 5 holdings em uma. A holding do pai já teria a consolidação das empresas operacionais. Mas com base em que eu poderia definir a junção, em uma segunda etapa, das outras 4 holdings na holding do pai//

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade