x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 4.995

Fundo de Comércio

THIAGO SEGANTINI

Thiago Segantini

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 26 agosto 2010 | 10:34

Bom dia caos amigos!

Tenho uma situação em uma empresa foi adquirida por um novo sócio. O valor da negociação foi de R$ 500.000,00.
A empresa possuia um capital social de R$ 100.000,00, com a compra foi integralizado o valor pago pela empresa no seu capital.
Minha pergunta seria: É correto eu lançar o valor da integralização como uma aquisição de um fundo de comércio?

No aguardo.

Abraços, Thiago Segantini.

Ana Zilia

Ana Zilia

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 10 setembro 2010 | 15:07

Thiago
boa tarde
mas esse valor pago foi para a compra da empresa e pago aos ex-socios porque voce vai aumentar o capital da empresa com eese valor sendo que ele nao entrou na empresa?
Ana

"Um ponto de vista é a vista de um ponto"
Ana Zilia

Ana Zilia

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 10 setembro 2010 | 15:47

Thiago
a conta de fundo de comercio e uma conta que representa o valor a maior ou menor do que "vale" a empresa e para ser feita a empresa precisa contratar uma empresa de auditoria para tal levantamento , acho que nao eh seu caso
e no seu caso o antigo socio vendeu a empresa porem investiu esse dinheiro na propria empresa? desculpe e que nao entendi ainda

"Um ponto de vista é a vista de um ponto"
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 10 setembro 2010 | 21:13

Minha pergunta seria: É correto eu lançar o valor da integralização como uma aquisição de um fundo de comércio?

Caro Tiago, boa noite...
Assim como a colega Ana, também fiquei confuso com o que voce tentou demonstrar.

Bem, mas se houve integralização de capital social em moeda corrente, esse montante seguramente transitou pela conta corrente da empresa (ou pelo menos deveria).

Com essa disponibilidade (a integralização do capital social), a empresa poderá fazer o uso que lhe convier, dentro dos seus objetivos sociais, inclusive adquirir o fundo de estoque.

Mas veja que são duas frentes que deverão ser observadas:

1º - A integralização do capital social
2º - A subsequente aquisição de mercadorias pela empresa, cujo recurso foi advindo da referida integralização.

Caso não seja isso o que entendemos, favor formular novamente o seu questionamento.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade