Boa tarde, Renata Silva
boa tarde, tenho um cliente que fatura por volta de 200 mil mensais no
simples nacional, porem declarou a receita de janeiro e fevereiro zerada, março 30 mil e abril 35 mil, estou em duvida de como fazer o registo na
contabilidade O escritório contabiliza os fatos de acordo com a documentação fornecida pela empresa; caso haja a possibilidade do cliente estar sonegando impostos, seria importante o escritório conversar com o cliente para o alertar dos riscos fiscais nisto implícitos porque um escritório deve manter seus clientes sempre a par das situações porque o profissional tem responsabilidade cível e criminal em eventuais implicações fiscais e legais ocorridas com a empresa e isto gerar perdas e/ou prejuízos.
A seguir suas dúvidas serão respondidas por módulos e ao mesmo tempo esclarecendo melhor sua percepção a respeito dos procedimentos contábeis que devem ser realizados de acordo com as práticas geralmente aceitas.
a forma que sei que deve ser feito seria com a provisao
c - serviços prestados(receita)
d - clientes (ativo)
Segundo o item 10 da NBC TG 25 (R2), "
Provisão é um passivo de prazo ou de valor incertos". Deste modo, ao lançar uma venda, nada se fala de "provisão" porque isto envolveria um Passivo de valor e prazo de exigência incertos; assim, o registro contábil de uma venda nada mais seria que o "lançamento de uma venda" (nunca se falaria de provisão nisto) e a ordem correta das contas é a seguinte porque por padrão técnico, na metodologia dos lançamentos por partidas dobradas a primeira conta sempre será a de débito:
D) Clientes (AC)
C) Serviços Prestados (CR)
R$ Valor faturado
e o pagamento
c- clientes (ativo)
d- banco (ativo)
Nesta situação, como você deve falar "a língua da empresa", a designação correta não seria pagamento porque quem está pagando é o cliente; na realidade, este lançamento é de recebimento, e o lançamento com as contas organizadas corretamente seria o seguinte:
D) Bancos (AC)
C) Clientes (AC)
R$ Valor recebido
mas como o cliente nao tem controle dos recebimentos e nao teria como me passar esses valores eu poderia colocar direto na receita ? dessa forma
C- serviços prestados(receita)
D-banco (ativo)
Tudo indica que você está confundindo dois conceitos: vendas e recebimentos (ou reconhecimento de receitas e liquidação da conta a receber).
Pelo princípio de competência, uma receita ocorre (e contabilmente é reconhecida) a partir do momento em que a empresa entrega um bem ou realiza a prestação de um serviço (total ou parcialmente), independentemente de estar recebendo por isto na hora ou não, enquanto o "recebimento", como o próprio nome indica, seria a entrada de recursos cujos direitos foram gerados quando do reconhecimento da receita e consequente emissão do documento fiscal.
Portanto, se você classificar todos os recebimentos como receitas (vendas), o valor das receitas estará sendo inflado sem fundamentação. Para estar a par do valor das receitas é necessário examinar as notas fiscais de vendas/prestação de serviços do período (geralmente mensal) que está sendo contabilizado.
Atualmente, como que pelos sistemas ERP as notas fiscais lançadas no módulo fiscal automaticamente são transmitidas para o sistema contábil, caberia ao cliente anotar em cada nota se a venda é a vista ou a prazo para o encarregado do departamento fiscal parametrizar devidamente as informações e periodicamente o cliente deveria ao escritório enviar relatórios envolvendo as contas a receber e recebidas, relacionadas com notas fiscais, para que os saldos contábeis fiquem coerentes com a realidade.
Deixo de fazer os lançamentos contábeis porque não se sabe se o fato se refere a uma venda realizada anteriormente.
Se as dúvidas persistirem, pergunte novamente.