x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 959

Associação - contabilização

Hélcio

Hélcio

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 26 agosto 2010 | 14:31

Boa tarde!
Estou com dúvidas de como proceder em um lançamento.
a Associação paga mensalmente um plano de saúde (o contrato está no nome dela), porém quem paga são os atletas que depositam mensalmente na conta bancária onde é feito o pagamento da conta via débito bancário.
Acontece que todo mês apesar de ser feito o pagamento regularmente, os atletas não costumam depositar o valor total do débito, ficando uma parte por conta da associação pra interar.
O rapaz do contábil anterior fazia o seguinte lançamento.

Recebimento:

D - Banco - (Ativo Circulante)
C - Plano de Saúde (Ativo - despesas antecipadas)

Pagamento

D - Plano de Saúde (Ativo - despesas Antecipadas)
C - Banco (Ativo Circulante)

como os atletas não depositavam o valor total, a conta sempre ficava a Crédito.

1 - A conta despesas antecipadas pode ficar a crédito?

Não poderia fazer o seguinte lançamento.

Recebimento

D - Banco (Ativo Circulante)
C - Plano de Saúde (Passivo Circulante)

Pagamento

D - Plano de Saúde (Passivo circulante)
C - Banco (Passivo Circulante)

mas tem o problema da diferença que a associação paga quando "falta" receber dos atletas....como devo proceder?
Gostaria da opinião de vcs!

Att

Hélcio

Marcelo Pereira

Marcelo Pereira

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 1 setembro 2010 | 20:33

Se o contrato está em nome da associação, a despesa é da associação. Se você for analisar, isso acaba ferindo o Princípio da Entidade. Pois os bens/direitos da Associação confunde-se com os atletas.


Pesquise antes de perguntar,
Você pode ficar sabendo mais do que espera!
Experiência própria!
Rs

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies