Priscila
Iniciante DIVISÃO 1 , Analista ContabilidadeGostaria de saber a diferenca entre provisao e previsao.
Exemplo: Provisao para contigencia de ICMS OU
Previsao para contingencia de ICMS ??
OBRIGADO
respostas 18
acessos 107.807
Priscila
Iniciante DIVISÃO 1 , Analista ContabilidadeGostaria de saber a diferenca entre provisao e previsao.
Exemplo: Provisao para contigencia de ICMS OU
Previsao para contingencia de ICMS ??
OBRIGADO
Lucas Ramos
Prata DIVISÃO 1 , Analista TributosPriscila,
A grosso modo, utilizando seu exemplo:
Previsão é quando apenas calcula, através de análises, o ICMS.
Provisão é quando você se prepara financeiramente, ou seja, quando você faz uma "reserva" para futuro pagamento do ICMS.
Ricardo C. Gimenez
Moderador , Assessor(a) ContabilidadeBom dia, Priscila
Mariana de Souza
Prata DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeRicardo, achei muito interessante o que você postou, mais tenho dúvidas também em relação a apropriação.
Quando devo provisionar e/ou apropriar?
Geralmente tudo eu provisiono, será que esatá errado????
Desde já agradeço.
Ricardo C. Gimenez
Moderador , Assessor(a) ContabilidadeBoa noite, Mariana
A dica é simples e fácil de se memorizar: apropriar é sinônimo de "reconhecer" ou "aproveitar" as despesas que geraram uma obrigação que é certa e indiscutível, como:
Despesas com salários, pois a folha de pagamento é fechada no fim do mês e os colaboradores recebem o salário geralmente no quinto dia útil do mês seguinte; se a pessoa trabalhou tem o direito de receber, enquanto o empregador é obrigado a pagar no prazo regulamentar;
Despesas tributárias em geral, como icms, pis, cofins, irpj, contribuição social, simples, etc., porque quando o período de apuração é encerrado os contribuintes devem contabilmente reconhecer a obrigação de pagamento do(s) tributo(s), cujo valor já é inquestionável.
Já valores a "provisionar" são aqueles advindos de fatos que provavelmente incorrerão no futuro; uma dos mais clássicas e conhecidas despesas a "provisionar" é a "Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa".
Por mais que uma empresa seja criteriosa na concessão de créditos, em geral há perdas com inadimplência, e isto sempre ocorre. Como não é possível prever com exatidão o valor de perdas desta natureza, então anualmente é constituída esta provisão cujo valor é obtido pela média de perdas ocorridas em exercícios anteriores.
Saudações
Mariana de Souza
Prata DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeEntão quando for contabilizar a folha de pagamento devo colocar no meu histórico apropriação de salários e não provisão de salários. Correto?
Ricardo C. Gimenez
Moderador , Assessor(a) ContabilidadeBom dia, Mariana
Sim, você tem razão porque o termo mais apropriado realmente é "apropriar", e não "provisionar" (que já virou vício na linguagem profissional); porém, como não são todos que compreendem tal sistemática, sugiro-lhe utilizar termos menos técnicos, conforme o seguinte exemplo sobre a contabilização de salários a pagar:
D) Despesas com Salários
C) Salários a Pagar
H) Valor bruto dos salários deste mês a pagar, cfe. folha de pagamento arquivada
R$ XXX,YY
Bom trabalho
Mariana de Souza
Prata DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeRicardo, muito obrigada, adorei a idéia.
Ronaldo Bugiga Cardoso dos Santos
Bronze DIVISÃO 2 , Analista FinanceiroOlá a todos, poderiam me tirar uma dúvida:
Tenho uma contabilização de uma Provisão de acordo civil em uma conta de Indenizações, pergunto é certo ou correto utilizar a conta de indenização para fazer uma provisão de algo devido? ou teria que existir uma conta específica para provisão dessas indenizações?
Grato
Rogerio de Souza Santos
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
Colegas,
No meu entender;
Previsão: você está prevendo que vai acontecer alguma coisa, mas pode não acontecer.
Provisão: você tem certeza do fato.
Na contabilidade você tem certeza que vai acontecer, inclusive tem os valores dos fatos.
Se algum colega entender que estou errado, favor comentar.
um abraço a todos e obrigado.
Bronze DIVISÃO 2 , Analista FinanceiroOlá Rogério, está correto o seu pensamento, mas a minha dificuldade é se posso fazer uma provisão de algo devido em uma conta de indenizações, ou seja essa conta de indenizações já é caracterizada de pagamentos devidos, pergunto, deveria existir uma conta somente para provisão? essa é a dúvida, ex.: provisão de indenização, precisa mesmo dessa conta, é viavel ter essa conta ou não..
grato
Ronaldo
Francisco Avelino Jorge
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)bom dia,
Pelo significado das palavras, que são totalmente diferentes, apesar de parecidas, entende-se o porque de usarmos na contabilidade o termo Provisão ao invés de Previsão.
Provisão significa provisão prover, abastecer de coisas necessárias ou proveitosas(Dic. Michaelis). No caso contábil aproveita-se de algo que já é certo que ocorrerá apesar de sujeitos a ajustes.
Previsão: ação de prever, pré = antes, conjetura (opinião baseada em aparências, possibilidades, presunção).
agradecido.
Rogerio de Souza Santos
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeRonaldo,
Eu entendo que, no seu caso, você pode ou não usar a conta de provisão, o importante é lançar o pgto. quando for feito. A importância de você usar a provisão é que no balancete ela vai aparecer como uma obrigação da empresa pra o próximo mês ou periodo. Aí dependendo da empresa, fica a seu critério. Deu p/entender?
um abraço..
Bronze DIVISÃO 2 , Analista FinanceiroRogério,
Espero que o seu Deu p/entender não seja em tom irônico..rs, mas obrigado por sua explicação, realmente era só uma dúvida técnica de lançar ou não numa conta que não seja de provisão e sim de pagamento, mais mesmo assim obrigado.
Emerson Pereira
Prata DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeBoa tarde.
Acho que alguém pode me tirar uma dúvida.
Tenho um fornecer que me vendeu certo produto com NF e Boleto bancário pra 30 dias, como eu faço a provisão para esse pagamento.
D-fornecedores
c-fornecedores a pagar
e quando eu pagar, eu faço a seguinte lançamento.
D- fornecedor
c- Caixa.
por favor me ajudem...
att: Emerson.
Wellington Rodrigues de Oliveira
Prata DIVISÃO 1 , Auditor(a)Pelo Recebimento.
D- Estoque de mercadorias
C- Fornecedores
Pelo Pagamento
D-Fornecedores
C - Caixa/Banco
Att.
Francisco Avelino Jorge
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)boa tarde,
o Certo é (para compra para revenda:
na provisão
D-estoque (AC)
C-Fornecedores(PC)
no pagamento
D-fornecedores (PC)
C-caixa/bancos (AC)
AC-ativo circulante
PC-passivo circulante
atenc.
Emerson Pereira
Prata DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeBoa tarde,
Caro Francisco Avelino, eu não entendi, mas esse produto que comprei foi produtos de toner, e manterial de escritório.
não poderia ficar assim:
D: Material de escritorio
C: Fornecedor (Pedrosa Distribuidora)
pagamento:
D: Fornecedor (Pedrosa Distribuidora)
C: Caixa/banco.
no material de informática:
D: Suprimentos de informática
C: Fornecedores
Pagando.
D: Fornecedor
C: Caixa.
no seu aguardo, o material é pra uso e consumo mesmo, nada de vendas.
no seu aguardo.
Francisco Avelino Jorge
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)bom dia Emerson, Estão corretos os seus lançamentos.Primeiramente, você não explicitou o destino das compras (consumo ou revenda). Dei exemplo considerando que fossem para revenda porque você não citou. Mas vejo que você entendeu a forma de fazer os lançamentos. Se precisar de mais ajuda estou à disposição.
Abraço
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade