x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 114

Transmissão incorreta ECD - Construção civil

JACKELYNE BORGES FERREIRA

Jackelyne Borges Ferreira

Bronze DIVISÃO 3 , Assessor(a) Contabilidade
há 2 dias Quarta-Feira | 28 maio 2025 | 09:39

Estou com o caso onde as transmissões de ECD de empresas de Construção civil, estavam sendo feitas em exercícios anteriores de forma equivocada pela escrituração do “Livro G”, onde o correto seriam a transmissão dos “Livros R e Z”. Estou tentando corrigir isso no envio da atual, porém o Sped está me dando erro, quando recupero a anterior.Minha dúvida é como posso corrigir esse erro que vem de anos de transmissões? Pois mesmo substituindo o arquivo da anterior, terei o conflitos com os exercícios antes desses, gerando erros num sistema em cadeia.Em consulta ao ITC, tive a seguinte resposta: “É possivel efetuar a substituição apenas do ano calendário de 2023, visto que os restantes anos calendários estão fora do prazo para retificação. Em relação a situação em tela, como o tipo de livro enviado nesse ano é diferente do livro do ano anterior, a ECD do ano anterior não deverá ser recuperada.”Que me gerou a indagação se há como transmitir uma ECD, sem recuperar a anterior, pois em outras situações já tentei e sempre dá erro. Alguém já conseguiu finalizar uma transmissão sem recuperar a ECD anterior? Se sim, poderia me orientar, por favor. Desde já, obrigada.

Jose Carlos Barbosa Pereira

Jose Carlos Barbosa Pereira

Ouro DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 2 dias Quarta-Feira | 28 maio 2025 | 11:30

Jackelyne Borges Ferreira

Bom dia conforme manual ECD paginas 44 e 45 diz:

4. A ECD anterior e a atual devem corresponder ao mesmo tipo de livro, isto é, o indicador da forma da escrituração contábil (campo 0010.IND_ESC) da ECD anterior deve ser igual ao da ECD atual. Isso implica que só se
recuperam livros principais, nunca auxiliares.

Exemplo: Se a ECD atual for livro "G" e a ECD anterior livro "R", a ECD anterior não será listada para
recuperação. A informação da forma da escrituração contábil consta no campo 2 do registro I010.
Verifique as instruções de preenchimento do registro I010 neste manual. (Pg44)

CRÍTICA DE TRANSMISSÃO RELATIVA À ECD RECUPERADA
No momento da transmissão, verifica-se se a ECD anterior recuperada coincide com a ECD anterior existente na base do SPED. A verificação é realizada comparando-se o HASH da escrituração recuperada e o HASH da escrituração anterior existente na base do SPED. Se os HASH forem desiguais, um erro é emitido e não é possível efetuar a transmissão.

No entanto, essa verificação só é realizada se certas condições forem atendidas. Essas condições, que englobam basicamente às mesmas condições que permitiram a recuperação no Programa Gerador de Escrituração (PGE), são:

d. O indicador da forma da escrituração contábil (0010.IND_ESC) seja igual ao da ECD atual sendo transmitida.

Atenciosamente

José Carlos Barbosa Pereira
CRC-RS 09458

Consultor em SPED

Email:
[email protected]
Whats (55) 999229619

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade