x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 26

Como declarar terreno adquirido no divórcio há 14 anos e passar o terreno para filha

Isabelle

Isabelle

Iniciante DIVISÃO 5 , Administrador(a)
há 1 dia Sexta-Feira | 30 maio 2025 | 16:34

Olá, em 2011 meus pais se divorciaram, eles tinham a casa que a gente morava e 1 terreno, no divórcio meu pai ficou com a casa e minha mãe com o terreno, ela nunca declarou o terreno porque achou que não precisava, o terreno ainda está cadastrado no cadastro de imóveis no nome do meu tio, de quem eles compraram esse terreno, mas tem um "instrumento particular de entrega de imóveis" para o nome do meu pai. Minha mãe quer passar o terreno para mim, devemos primeiro declarar isso no imposto de renda dela? Pode passar direto do nome do meu pai(ou do meu tio) pra mim ou tem que passar pro dela primeiro por ela ter ficado com o terreno no divórcio? O terreno ainda estar cadastrado no nome do meu tio prejudica em algo? 

João H Jr

João H Jr

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 1 dia Sexta-Feira | 30 maio 2025 | 18:21

O ideal é que você consulte um advogado. É preciso entender como se processou o divórcio, se os bens foram partilhados nele. Se sim, deveria ser levado ao registro de imóveis. Do contrário, é preciso promover a regularização dessa transmissão, para evitar problemas futuros.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade