x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 5.207

Irrf s/folha a compensar

ALDEMIR NASCIMENTO DA SILVA

Aldemir Nascimento da Silva

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 26 agosto 2010 | 22:22

Mykland,

Confesso que "nunca vi" algo do tipo e acho que tal conta está incorretamente posicionada no no elenco de contas.

1. Quando a empresa retém IRRF na folha de pagamento o lançamento contábil é:

D - Folha a Pagar
C - IRRF a Recolher
............................... XX

Quando recolhe o IRRF o lançamento contábil é:

D - IRRF a Recolher
C - Caixa ou Bancos
............................... XX

Por outro lado, a conta "IRRF a Compensar" como sintética também me parece incomum, pois geralmente é uma conta analítica que não é utilizada na contabilização de IRRF na folha de pagamento, mais sim para registrar valores de imposto de renda retido na fonte (sobre notas fiscais de serviços emitidas para outras PJs) para os quais a empresa tem o direito de "compensar" com o valor total do IRPJ apurado em determinado período.

Aldemir

Mykland Sá

Mykland Sá

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 27 agosto 2010 | 00:55

Aldemir,

Eu também achei estranho, creio que criaram lá de forma errada.

Se fosse alguns impostos como Pis, Cofins, Csll, IRPJ ou ate IRRF s/faturamento, IRRF s/aplicação financeira a Recuperar tudo bem.
Mas esse ai nunca vi.

Abraço.

"A duvida é o princípio da sabedoria".

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade