x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 790

icms - estoque

Daila Leoni de Macedo

Daila Leoni de Macedo

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Tributos
há 14 anos Sexta-Feira | 27 agosto 2010 | 08:29

Bom Dia,

Estou efetuando os lançamentos contabeis de compra de mercadorias para a revenda fazendo os lançamentos da seguinte forma:

Compra de Mercadorias por 10.000,00 com ICMS imbutido de 1200,00.

D: Estoques R$ 8.800,00
C: Fornecedores R$ 8.800,00

D: ICMS a Recuperar R$ 1.200,00
C: Fornecedores R$ 1.200,00

Será que tem algum problema deixar desta forma?

Daila

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 27 agosto 2010 | 11:20

Daila Leoni de Macedo

Não diferença de resultado para os lançamentos abaixo, mais convem que voce faça-os. Voce está registrando um total que não está destacado no NF, ou seja, está pegando o total da nota menos o icms e contabilizando.

Estes os lançamentos ficariam assim:
D-Estoque
C-Fornecedores ......10.000,00

D-ICMS a Recuperar
C-Estoque...............1.200,00

Veja que estes 2 valores estão destacados na nota fiscal.
Um outro aspecto favoravel a este lançamento é que o contas a pagar é lançado pelo total da nota. Portanto, na conta do fornecedor vai aparecer 8.200,00 pela provisão e 10.000,00 pelo pgamento, fato este que dificultará a analise da mesma.
Se teu objetivo é facilitar a análise de tributos não há necessidade de se fazer o que está a propror. Pelos valores do livro fiscal voce cheque ao saldo das compras do mês registradas na contabilidade.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Daila Leoni de Macedo

Daila Leoni de Macedo

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Tributos
há 14 anos Sexta-Feira | 27 agosto 2010 | 11:53

Entendi o exposto Messias, no final, tanto de um jeito, como de outro o resultado é o mesmo, porem já fizemos 6 meses assim e teriamos de mudar manualmente, assim se eu dixar assim na sua visão teria problema??? Já que os saldos finais seriam os mesmos??

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade