x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 62

Recebimento de valor de um CNPJ em uma pessoa fisica

Diego

Diego

Bronze DIVISÃO 1 , Analista Sistemas
há 2 dias Quarta-Feira | 11 junho 2025 | 15:31

Bom dia
Fiz um trabalho pontual para uma empresa, onde recebi uma remunerção de 7.000 reais (em 2x).
a empresa efetuou o deposito na minha pessoa fisica e emitiu um comprovante simples dizendo o valor pago e que era da prestação de um serviço.

estou com problemas? 

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 2 dias Quarta-Feira | 11 junho 2025 | 17:00

Boa tarde, Diego 

Fiz um trabalho pontual para uma empresa, onde recebi uma remunerção de 7.000 reais (em 2x).
a empresa efetuou o deposito na minha pessoa fisica e emitiu um comprovante simples dizendo o valor pago e que era da prestação de um serviço.

estou com problemas? 

Depende do que você classificar como "problema" e a resposta é prejudicada porque você não explicou se prestou o serviço como PJ ou PF.

Favor especificar melhor a questão.

No aguardo.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
PRESLEY MARCIO SOUZA SANTANA

Presley Marcio Souza Santana

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 2 dias Quarta-Feira | 11 junho 2025 | 17:27

Diego boa tarde,

Se você prestou um serviço e recebeu R$ 7.000 na sua conta de pessoa física, mesmo com um recibo simples da empresa, isso já é considerado um rendimento que precisa ser declarado no Imposto de Renda. Como a empresa provavelmente não descontou nenhum imposto na fonte, a Receita espera que você tenha feito o pagamento do carnê-leão (um tipo de imposto mensal pago por autônomos). Se isso não foi feito, existe o risco de cair na malha fina caso a empresa tenha informado esse pagamento pra Receita.

Lembrando que "Não é o fim do mundo", mas é bom ajustar pra não ter dor de cabeça depois. E se você pretende continuar fazendo esse tipo de trabalho, talvez seja uma boa ideia pensar em abrir um MEI ou usar RPA pra facilitar tudo.

Diego

Diego

Bronze DIVISÃO 1 , Analista Sistemas
há 2 dias Quarta-Feira | 11 junho 2025 | 18:05

Sim, eu prestei como pessoa fisica.
quero declarar esse valor certinho, nunca tive enrosco com a receita.

foi algo muito pontual, eu sou desenvolvedor e trabalho como cooperado em uma outra empresa.
Ocorreu assim, fiz o servico ela me pagou na pessoa fisica.

nem tem previsao de faturar mais, mas se ocorrer vou abrir um MEI

acho que o caminho entao e perguntar a empresa se ela declarou e ai eu declaro no meu imposto de renda

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade