Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 413

Contabilização do Lucros numa Holding não Patrimonial

EMANUELI T.S. DE OLIVEIRA

Emanueli T.s. de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista
há 7 semanas Quinta-Feira | 26 junho 2025 | 17:34

Boa tarde

Temos uma holding não patrimonial, que tem como objeto a participação societária em outras empresas. Minha dúvida é como contabilizar a distribuição de lucros  na empresa da controlada e na holding, visto que temos uma cláusula que fala que a totalidade dos direitos, deve ser a título de integralização de capital na holding. Como contabilizar? 

MARCIO

Marcio

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 7 semanas Sábado | 28 junho 2025 | 19:00

Quando lidamos com uma holding não patrimonial cuja principal atividade é a participação em outras empresas, a contabilização da distribuição de lucros envolve uma atenção especial, sobretudo quando a cláusula societária determina que os valores recebidos devam ser totalmente destinados à integralização de capital na própria holding.
Na prática, ao ocorrer a distribuição de lucros pela controlada, o valor correspondente ao direito da holding será reconhecido inicialmente, na controlada, como uma obrigação (passivo) até o efetivo pagamento ou transferência, normalmente lançado em “Lucros a Pagar a Sócios”. Quando a holding recebe os lucros, o registro contábil tradicionalmente seria: débito em Caixa/Bancos (ativo) e crédito em Receitas de Participações ou Resultado de Equivalência Patrimonial. Porém, neste cenário específico, por força da cláusula, esses recursos não transitarão pelo lucro da holding, e sim comporão a integralização de capital dela.
Neste contexto, na holding, o lançamento ideal é: débito em Caixa/Bancos (ou outro ativo recebido) e crédito diretamente na conta de Capital Social a Integralizar ou Capital Social – Integralizado. Esse procedimento representa que o valor recebido como participação nos lucros das controladas está sendo destinado, integral e automaticamente, ao aumento do capital social da holding, em conformidade com o contrato/estatuto. Dessa forma, além de cumprir a exigência societária, você mantém clareza e rastreabilidade patrimonial dos recursos, evitando confusões fiscais ou societárias futuras. Recomendo manter todos os documentos de suporte, tanto para eventual fiscalização quanto para eventuais auditorias.

Marcio L. Diniz
61-98513-4992

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade