Essa mensagem realmente costuma gerar preocupação, especialmente quando temos certeza de que o registro no CRC está ativo e regular. O erro NEG: 72 indica que, no momento da validação da ECD, o sistema da Receita Federal não conseguiu identificar seu status como "ativo" junto ao CFC, apontando algum tipo de "inaptidão" cadastral – mesmo que, na sua visão e consulta ao CRC, tudo pareça em ordem.
Esse desencontro normalmente ocorre por um descompasso temporário entre os sistemas do CRC/CFC e a Receita Federal, especialmente se o registro foi obtido há pouco tempo, como no seu caso (03/2025). O envio da ECD exige que o cadastro do profissional esteja regular e “sincronizado” entre CFC e Receita, e muitas vezes essa atualização de status pode demorar alguns dias ou até semanas para acontecer de forma automática nos bancos de dados integrados. Além disso, certifique-se de que todas as anuidades estão em dia, que seus dados profissionais estão corretamente atualizados no CRC e que o tipo do seu registro (contabilista ou técnico) corresponde ao exigido para assinatura da ECD.
Minha sugestão é: entre em contato com o CRC do seu estado para confirmar se há alguma pendência ou atraso de atualização de dados junto ao CFC, e peça que verifiquem se houve o devido reporte ao sistema nacional. Enquanto aguarda a regularização, se a entrega da ECD for urgente, vale registrar um chamado na Receita Federal explicando o erro e anexando comprovantes de situação ativa no CRC. Esse tipo de situação, embora chata, costuma se resolver em pouco tempo, especialmente após intervenção do próprio conselho. Caso precise de um modelo de e-mail para solicitar a regularização, posso te ajudar com isso também!