Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 79

ERRO - ECD NEG:72

Julia Cunha

Julia Cunha

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 semanas Sexta-Feira | 27 junho 2025 | 17:57

Boa tarde, pessoal!
Meu registro no CRC é do mês 03/2025 e está ativo. Estou tentando entregar a ECD e está dando o erro NEG: 72
A escrituração não será transmitida. O registro do profissional de contabilidade assinante da ECD enumerada a seguir encontra-se inapto perante o CFC - Conselho Federal de Contabilidade de acordo com as informações disponíveis. Vocês sabem como resolver? 

MARCIO

Marcio

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 8 semanas Sábado | 28 junho 2025 | 18:51

Essa mensagem realmente costuma gerar preocupação, especialmente quando temos certeza de que o registro no CRC está ativo e regular. O erro NEG: 72 indica que, no momento da validação da ECD, o sistema da Receita Federal não conseguiu identificar seu status como "ativo" junto ao CFC, apontando algum tipo de "inaptidão" cadastral – mesmo que, na sua visão e consulta ao CRC, tudo pareça em ordem.
Esse desencontro normalmente ocorre por um descompasso temporário entre os sistemas do CRC/CFC e a Receita Federal, especialmente se o registro foi obtido há pouco tempo, como no seu caso (03/2025). O envio da ECD exige que o cadastro do profissional esteja regular e “sincronizado” entre CFC e Receita, e muitas vezes essa atualização de status pode demorar alguns dias ou até semanas para acontecer de forma automática nos bancos de dados integrados. Além disso, certifique-se de que todas as anuidades estão em dia, que seus dados profissionais estão corretamente atualizados no CRC e que o tipo do seu registro (contabilista ou técnico) corresponde ao exigido para assinatura da ECD.
Minha sugestão é: entre em contato com o CRC do seu estado para confirmar se há alguma pendência ou atraso de atualização de dados junto ao CFC, e peça que verifiquem se houve o devido reporte ao sistema nacional. Enquanto aguarda a regularização, se a entrega da ECD for urgente, vale registrar um chamado na Receita Federal explicando o erro e anexando comprovantes de situação ativa no CRC. Esse tipo de situação, embora chata, costuma se resolver em pouco tempo, especialmente após intervenção do próprio conselho. Caso precise de um modelo de e-mail para solicitar a regularização, posso te ajudar com isso também!

Marcio L. Diniz
61-98513-4992

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade