Juliana Medeiros
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)Boa tarde, preciso de uma imprescindível ajuda. Tenho um cliente que é uma empresa do Simples Nacional, que tem um terreno como ativo imobilizado, que está sendo vendido. Nessa venda ele receberá uma parte em dinheiro e o restante em imóveis que serão entregues somente daqui a 4 anos. No caso uma permuta com torna.
No entanto eles possuem uma situação complexa, os sócios vão se retirar da empresa e a venda desse imobilizado é toda dos sócios ( 2 sócios, tanto a parte em dinheiro, como os imóveis que serão entregues em permuta), qual seria a melhor maneira de fazer a transferência dessa venda ( dos valores), de maneira que mantivesse a empresa aberta ?
No caso a empresa doaria esse ativo imobilizado para os sócios antes de vender para a construtora (pagaria algum imposto nessa doação?).
Ou poderia fazer a venda direta da empresa para a construtora e tudo já ir diretamente para o nome dos sócios?
A grande questão é que os sócios que vão sair, são os donos efetivos desse imóvel, que foi comprado em 1974. E já que vão se retirar da sociedade, vão vender esse imóvel e querem que tudo vá para o nome deles de imediato, já que a empresa não será mais deles.
Ou fazer uma devolução de sua participação no capital social? Apesar que, o capital social incorporado é bem inferior ao valor da venda desse imovél.
Estamos na duvida qual seria a melhor maneira de proceder de modo que fosse tudo legal e contabilmente correto, pagando todos os impostos devidos.
Ou em ultimo caso, seria melhor realmente dar baixa na empresa, já que após a baixa tudo volta para os socios?
Agradeço demais qualquer ajuda no sentido de poder esclarecer um pouco essas duvidas.