Bom dia, Wendy Hellen.
Creio que há um equívoco em sua análise porque como a matriz não está "vendendo" o produto acabado para a filial, e sim, apenas o transferindo, o que deveria ser pelo preço de custo; sendo assim, a margem de lucro se expressaria somente na emissão da nota fiscal de venda (por qualquer unidade) diretamente ao adquirente.
Enfim, por que isso é importante?
a) Evita distorção de resultados: Se a matriz transferisse os produtos com margem de lucro, estaria "lucrando" com uma operação interna (que não é venda), o que distorceria os resultados contábeis tanto da matriz quanto da filial. Tecnicamente, o lucro efetivo da empresa só se concretiza quando da venda para terceiros.
b) Correta apuração do CMV (Custo da Mercadoria Vendida): Ao transferir pelo custo, o CMV da filial refletirá corretamente o custo de aquisição da mercadoria. Se a transferência fosse pelo preço de venda, o CMV da filial estaria inflacionado, dificultando a análise da rentabilidade de cada unidade.
c) Conciliação de estoque: A transferência pelo custo facilita a conciliação do estoque, pois o valor que sai da matriz (custo) é o mesmo que entra na filial (custo).
Pondere