x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 42

Transferência entre matriz e filial - a preço de revenda

Wendy Hellen

Wendy Hellen

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 2 dias Terça-Feira | 22 julho 2025 | 18:02

Boa tarde!

Realizamos a contabilidade de uma indústria de panificação. Nela é feita a compra da MP e a elaboração do produto acabado. Ao transferir o produto acabado para as filiais a mercadoria esta saindo já com o valor para revenda. Eu gostaria de ajuda de como conciliar o estoque e CMV visando que nele está somente os custos primários e não a margem do valor para venda. 

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 horas Quinta-Feira | 24 julho 2025 | 09:39

Bom dia,  Wendy Hellen.

Creio que há um equívoco em sua análise porque como a matriz não está "vendendo" o produto acabado para a filial, e sim, apenas o transferindo, o que deveria ser pelo preço de custo; sendo assim, a margem de lucro se expressaria somente na emissão da nota fiscal de venda (por qualquer unidade) diretamente ao adquirente.

Enfim, por que isso é importante?

a) Evita distorção de resultados: Se a matriz transferisse os produtos com margem de lucro, estaria "lucrando" com uma operação interna (que não é venda), o que distorceria os resultados contábeis tanto da matriz quanto da filial. Tecnicamente, o lucro efetivo da empresa só se concretiza quando da venda para terceiros.

b) Correta apuração do CMV (Custo da Mercadoria Vendida): Ao transferir pelo custo, o CMV da filial refletirá corretamente o custo de aquisição da mercadoria. Se a transferência fosse pelo preço de venda, o CMV da filial estaria inflacionado, dificultando a análise da rentabilidade de cada unidade.

c) Conciliação de estoque: A transferência pelo custo facilita a conciliação do estoque, pois o valor que sai da matriz (custo) é o mesmo que entra na filial (custo).

Pondere

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade