Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 156

ECF E ECD 2024

Geovany

Geovany

Prata DIVISÃO 3 , Cortador(a)
há 7 semanas Sábado | 26 julho 2025 | 09:36

Bom dia uma empresa do lucro real entregou a ECD 2024 com os saldo do caixa credores no primeiro trimestre de 2024, vi que o colega q fez retificou essa mesma ECD devido outras contas estarem com erros, agora fazendo a ECF que vi que a conta caixa ficou com saldo credor, eu posso retificar d novo essa ECD ? tem multas a receita pode notificar alguem pode ajudar

Letícia Maria Gomes Farias

Letícia Maria Gomes Farias

Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Fiscal
há 7 semanas Segunda-Feira | 28 julho 2025 | 16:56

Boa tarde, Geovany!

É possível retificar novamente a ECD para corrigir o saldo credor indevido na conta caixa, o que deve ser feito o quanto antes, pois esse tipo de inconsistência pode gerar questionamentos da Receita. Não há multa automática pela retificação, desde que ela seja feita espontaneamente, antes de qualquer intimação ou procedimento fiscal. Após a retificação da ECD, é necessário gerar e transmitir a ECF com base na versão corrigida. Manter saldo credor em conta caixa é incorreto e pode ser interpretado como erro contábil ou indício de irregularidade, por isso a correção é recomendada mesmo que já tenha havido uma retificação anterior.

Guilherme Castaldini

Guilherme Castaldini

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 7 semanas Segunda-Feira | 28 julho 2025 | 17:20

Boa tarde colegas.
Estou fazendo uma ECF, empresa do Lucro Real, que foi feito 2 ECD, uma de 01/01/2024 até 31/03/2024, e outra de 01/04/2024 até 31/12/2024, porém quando eu recupero os dados da ECD do 1° trimestre, ele simplesmente zera todas as contas do 1° trimestre na ECF. Ja consultei a ECD e está correto, tudo normal. Alguém pode ajudar nisso??

Contador na empresa Escritório Jóia Contabilidade & Assessoria

https://www.instagram.com/joiacontabilidade/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade