x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 78

Alguém aqui já fez o curso com o Prof. Paulo Adyr no IbiJus? Vale a pena?

Aline Silva Pessoa

Aline Silva Pessoa

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 22 horas Quarta-Feira | 30 julho 2025 | 09:05

Olá, colegas.
Gostaria de ouvir a opinião de quem já teve contato com o curso de recuperação tributária oferecido pelo IbiJus – Instituto Brasileiro de Direito, especialmente o programa apresentado nas lives ministradas pelo Prof. Paulo Adyr.
A proposta é bastante atrativa, com foco na recuperação de créditos tributários e a promessa de honorários elevados (citam ganhos mensais na casa de R$ 30 mil). Em um dos vídeos, chegou-se a afirmar que não seria necessário dominar profundamente o direito tributário para começar a atuar (informação irreal) , o que me deixou em dúvida.
Estou avaliando a possibilidade de investir na formação, mas quero entender melhor se a proposta condiz com a realidade do mercado e da prática contábil/jurídica.
Alguém aqui já fez esse curso ou conhece alguém que tenha feito? Vale a pena?
Desde já, agradeço a quem puder compartilhar experiências.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 21 horas Quarta-Feira | 30 julho 2025 | 09:55

Bom dia,  Aline Silva Pessoa

Entendo sua insegurança e a importância de buscar informações antes de investir em formação. Sobre o curso de recuperação tributária do IbiJus – Instituto Brasileiro de Direito e as lives do Prof. Paulo Adyr, preciso ser direto: Não conheço a instituição, nem o "professor" (que seria instrutor ou mentor) em questão.

No entanto, com meus 30 anos de experiência na área contábil, percebo que a proposta e as promessas (especialmente a de altos ganhos mensais e a desnecessidade de profundo domínio do direito tributário) têm alta probabilidade de serem marketing enganoso e completamente irreais.

Cuidado com Golpes na Área Tributária
Infelizmente, é crescente o número de golpes onde supostos "consultores tributários" prometem restituições significativas e a dinâmica é preocupante:
* Cobram honorários elevados de antemão.
* Usando uma procuração digital da empresa, alijam o contador responsável, impedindo-o de atuar.
* Retificam declarações dos últimos 5 anos para gerar créditos fictícios.
* Tentam o ressarcimento ou compensação com base nessas informações fraudulentas.

O desfecho, porém, é sempre o mesmo: o Fisco descobre as manobras ilícitas, multa a empresa, que nada restitui ou compensa, e acaba arcando com expressivos gastos irrecuperáveis e as penalidades.

Recomendo cautela extrema com propostas que parecem "boas demais para ser verdade" e que minimizam a complexidade de uma área tão séria como a tributária. O domínio do Direito Tributário é fundamental para atuar com segurança e ética.

Reflita.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
Aline Silva Pessoa

Aline Silva Pessoa

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 21 horas Quarta-Feira | 30 julho 2025 | 10:10

Agradeço muito pelo feedback compartilhado.
As informações foram extremamente úteis e esclareceram pontos que eu já vinha analisando com cautela. A experiência relatada e os alertas sobre os riscos envolvidos me ajudaram a tomar uma decisão mais consciente e alinhada com a realidade do mercado.
Agradeço novamente por contribuir com tanta clareza e responsabilidade. Esse tipo de troca é essencial para quem busca atuar com seriedade na área contábil e tributária.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade