x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 978

despesa pelo princ. da competencia

SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 30 agosto 2010 | 19:05

Boa noite...estou fazendo a conciliaçao bancaria de umas empresas no escritorio, mas nao esta respeitando o principio da competencia, pois algumas despesas do mes caem no extrato banco so no mes que vem(a prazo), ai o pessoal do escritorio registra a despesa no mes de pagamento, e nao no mes da realizaçao da despesa.....eu acho errado...mas se vc mudar a despesa para o mes correto(mes anterior) o extrato do banco nao vai bater com a contabilidade pois o pgto foi um mes depois(extrato do banco)...alguem tem alguma dica do que devo fazer????
desde ja agradeço....

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 31 agosto 2010 | 09:09

Livio Augusto Munarin

É importante que tudo que esteja no extrato seja contabilizado. Se assim não for feito voce terá uma dificuldade enorme para fazer a conciliação da conta bancoXextrato bancario. Se voce acha que estas despesas tem grande influência no resultado e tem que serem contabilizadas, obedecendo o princípio da competência, voce pode contabilizar no ativo como despesa apropriar e na sua competencia dar baixa registrando na despesa.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 1 setembro 2010 | 10:34

Bom dia, Livio Augusto Munarin

Nos registros contábeis é impossível contabilizar algumas coisas pelo regime de competência e outras pelo regime de caixa, pois assim os dados gerados seriam inconsistentes, além de afrontar os Princípios Contábeis que obrigatoriamente devem ser seguidos, inclusive o "Princípio de Competência".

Clique aqui e baixe o anexo a este tópico, que é um artigo de minha autoria sobre a contabilização de contas correntes bancárias.

Boa sorte

Ricardo C. Gimenez
Professor público de matemática
Contador com CRC ativo desde 1995
Blog de Procedimentos Contábeis
Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 2 setembro 2010 | 13:23

Eu também vivo me perguntando em relação a essas despesas de tarifas de um mês que são pagas em outro. Obrigada pela explicação Messias e Ricardo!

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade