x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 27

Contabilização Receita - Variação Cambial

Gustavo Valério

Gustavo Valério

Iniciante DIVISÃO 5 , Assistente Contabilidade
há 3 horas Quinta-Feira | 14 agosto 2025 | 15:41

Bom tarde, pessoal.

Trabalho em uma empresa que atua com agenciamento de cargas internacionais, e gostaria de ouvir sugestões sobre como contabilizar corretamente a variação cambial nesse tipo de operação.
Funciona assim: cobramos do cliente final uma taxa de desconsolidação de USD 200. Além disso, cotamos com um agente de carga no exterior o valor para envio até o Brasil. Por exemplo: se o agente cobra USD 1.000, vendemos ao cliente final o frete por USD 1.500.
Ao final, o cliente nos paga:

USD 200 (taxa de desconsolidação)
USD 1.500 (frete)

Do total, repassamos USD 1.000 ao agente internacional e ficamos com receita bruta de USD 700.
O ponto é: hoje não registramos variação cambial ativa ou passiva, pois a nota fiscal entra diretamente como receita e não temos controle de clientes a receber em moeda estrangeira.
O problema aparece quando, por exemplo, vendemos algo a USD 100 com o câmbio a R$ 6,00, mas no momento do pagamento o câmbio está a R$ 5,50 — temos uma perda cambial. Se fosse o contrário, teríamos um ganho cambial tributável.

Pergunta: como contabilizar corretamente para refletir essa variação cambial, evitando distorções e garantindo o tratamento tributário adequado?
Toda ideia ou experiência prática será muito bem-vinda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade