x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 287

Johnny Wesley X. Silva

Johnny Wesley X. Silva

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 42 semanas Terça-Feira | 2 setembro 2025 | 11:54

Olá, bom dia.
Saquei (pix saque) em espécie na lotérica direto da minha conta PJ/MEI, por erro, pensei que eu estava na conta pessoa física, o que que eu faço?
Pode fazer isso?
Devo pedir estorno na lotérica, e sacar somente da pessoa física?
Ou posso comprar mercadorias com nota fiscal com os valores recebidos desse saque em espécie?

alexandre ponciano

Alexandre Ponciano

Iniciante DIVISÃO 1 , Bombeiro(a)
há 42 semanas Sexta-Feira | 5 setembro 2025 | 02:51

Bom dia! Ótima pergunta, e é muito importante você ter essa atenção, porque confundir movimentações da conta PJ/MEI com a pessoa física pode dar dor de cabeça depois, tanto na contabilidade quanto no fisco.
 Vamos por partes:
1. Pode sacar em espécie da conta PJ/MEI? Sim, o MEI pode sacar valores da sua conta PJ normalmente, já que o dinheiro é seu lucro. O problema é quando esse saque não é bem registrado: é preciso classificar corretamente como pró-labore (se você declara contribuição ao INSS) ou como distribuição de lucros (se for retirada de lucro isenta de IR).
2. Precisa pedir estorno na lotérica?Não precisa. O saque já foi realizado, e pedir estorno não faz sentido nesse caso. Basta registrar a saída corretamente na sua movimentação.
3. O que fazer com esse dinheiro em espécie?Você tem duas opções:
Uso pessoal: trate esse saque como uma retirada de lucros/pró-labore da empresa para o sócio (você).
Uso no negócio: se você quiser usar esse dinheiro para comprar mercadorias para a empresa, também pode, mas precisa pedir a nota fiscal em nome do CNPJ (mesmo pagando em dinheiro). Assim a despesa fica registrada corretamente.
4. O que não pode fazer:Misturar o saque com despesas pessoais sem registrar que foi retirada da empresa.
Deixar sem justificativa, porque isso pode levantar dúvidas em uma fiscalização.
Resumo prático:
Não precisa pedir estorno. Basta registrar o saque da conta PJ como uma retirada (pró-labore ou lucro) ou usar esse dinheiro para pagar despesas da empresa (desde que peça nota fiscal no CNPJ).

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies