Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 60

Erros de saldos em balancetes anteriores

Ana Pilar Semil

Ana Pilar Semil

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 3 horas Quarta-Feira | 3 setembro 2025 | 07:33

Bom dia, colegas!

Entrei recentemente em uma empresa do lucro presumido que pretende migrar para o lucro real em janeiro. Atualmente, a contabilidade é feita por um escritório externo, mas minha intenção é trazer o processo para dentro da empresa, junto à controladoria, para termos informações mais rápidas e confiáveis.
Ao analisar os balancetes de 2023/2024, identifiquei divergências em relação ao balanço apresentado pela contabilidade externa. Estou revisando conta por conta para entender os ajustes necessários, já que hoje a empresa não possui processos definidos e não há integração real entre os setores e a contabilidade, apesar de haver um ERP que não funciona adequadamente.

Na opinião de vocês: por onde devo começar esse trabalho de organização, considerando a futura migração para o lucro real? Quais pontos de atenção devo priorizar e vocês consideram imprescindível internalizar a contabilidade para garantir informações corretas e fidedignas?

REGINA MUKAI

Regina Mukai

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 3 horas Quarta-Feira | 3 setembro 2025 | 07:41

Olá, 
Acredito que a questão não seja a migração...mas o conteúdo, os ajustes que você diz, também devem ser analisados, pois serão baseados em que tipo de informação? Qual o reflexo desses ajustes? estes serão validados pela contabilidade externa? Tendo em vista que a ECD e ECF desse ano serão de resposnsabilidade deles. 

Ana Pilar Semil

Ana Pilar Semil

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 3 horas Quarta-Feira | 3 setembro 2025 | 08:03

Estou revisando os balancetes de 2023/2024 e encontrei divergências em relação ao balanço da contabilidade externa. Pelo histórico, acredito que o problema esteja internamente na empresa, já que houve muita rotatividade no setor contábil e várias informações foram passadas de forma incorreta.
Diante disso, minha dúvida é: como tratar esses ajustes antes da migração para o lucro real? Eles devem ser validados pela contabilidade externa, que é responsável pela ECD e ECF, ou devo priorizar primeiro a organização interna (processos, integração de áreas e uso correto do ERP) para só então alinhar com a contabilidade?
Obrigada pela devolutiva Regina!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade