Oi Ozilda, bom dia.
Como sabemos, no princípio da entidade, não se misturam as transações de uma empresa com as de outra, mesmo que ambas sejam do mesmo grupo empresarial.
No caso do seu cliente, a individualidade não está sendo respeitada.
Mesmo que voce se esforce para levantar saldos das contas de aberturas, ficará perdida no meio do caminho, já que ao contabilizar as despesas, faltará-lhe recursos para custeá-las.
Eu fico impressionado como alguns empresários, diante das facilidades de serem fiscalizados pelo fisco, ainda trabalham de forma tão empírica como essa, onde imagino, nem c/c possuem, ou se possuem, só mesmo para bagunçar ainda mais a (falta de) contabilidade.
Ozilda, e infelizmente esse tipo de cliente nos rouba um tempo precioso em prejuízo aos bons clientes, e isso não é bom para quem anda certinho, né?
No meu caso, se depois de orientado, o cliente não se propusesse a fazer as coisas corretamente, com certeza não o teria em minha carteira, pois a minha dor de cabeça amanhã, seria imensamente maior que os honorários recebidos hoje.
Pergunte a sí mesma: por que esse cliente saiu do outro contador? Por que esse profissional não fez escriturações exigidas?
Bem, sobre clientes assim, vale a pena dar uma acessada no link abaixo:
clique aqui
Att
Hugo.