x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.622

Empresa sem contabilizacao

ozilda santos

Ozilda Santos

Prata DIVISÃO 2 , Assessor(a) Diretoria
há 14 anos Terça-Feira | 31 agosto 2010 | 18:01

Olá, boa tarde,

Estou para contabilizar uma Empresa não enquadrada no Simples que nunca teve escrituração, nem entrega de declaracoes, mas todo mes tem folha e encargos pagos, pois a mão de obra é usada para outra empresa do mesmo proprietario. Inclusive entrou no parcelamento da lei 11941/2009. Solicito orientacao de como proceder contabilmente.

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 1 setembro 2010 | 15:00

Ozilda Santos.

Olá, boa tarde,

Estou para contabilizar uma Empresa não enquadrada no Simples que nunca teve escrituração, nem entrega de declaracoes, mas todo mes tem folha e encargos pagos, pois a mão de obra é usada para outra empresa do mesmo proprietario. Inclusive entrou no parcelamento da lei 11941/2009. Solicito orientacao de como proceder contabilmente.

Para iniciar qualquer escrituração contabil regular para empresas(NESSE SEU EXEMPLO) é necessário elaborar o "Balanço de Abertura" dessa forma, aqui no banco de dados do Fórum, já tivemos inúmeras inserções de tópicos relacionados a esse seu tema.

Então, faça aquela boa e velha "Pesquisa" tendo como palavra chave "Balanço de Abertura" e certamente você se surpreenderá com o grande conteúdo proposto.

Bons estudos.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
ozilda santos

Ozilda Santos

há 14 anos Sexta-Feira | 3 setembro 2010 | 02:10

Olá Cláudio, sei que há muitos tópicos sobre Balanço de Abertura, mas na verdade a minha dúvida é sobre a legalidade da não escrituração já que a empresa foi constituida desde 1992. Vou fazer o Balanço de Abertura a partir desse exercicio e o que ficou prá trás? Sei que é responsabilidade do outro Contador, mas não sabemos nem como enconta-lo.
Agradeço sua orientação, se possível

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 3 setembro 2010 | 08:59

Cara Ozilda, bom dia.

Sobre assunto bem semelhante ao seu, sugiro acessar o link abaixo, onde encontrará várias opiniões dos usuários a respeito, inclusive sobre sugestões de como proceder diante do seu novo cliente.

clique aqui

Boa sorte!!!

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
ozilda santos

Ozilda Santos

há 14 anos Sexta-Feira | 3 setembro 2010 | 23:46

Olá Hugo, boa noite.

Agradeço pelo interesse de me auxiliar. Após sua orientação já decidi a fazer o Balanço de Abertura, a partir da data do meu contrato.
Tenho porém mais um problema. Não há Receita para esta Empresa mas folha de pagamento com recolhimento dos encargos, pois a mão de obra é usada para outra empresa do mesmo proprietário. Sugeri ao mesmo que dispensasse os funcionários mas ele não tem capital para indenização e com isto segue com a ilegalidade. O que me orienta Hugo?

Abç,

Ozilda

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sábado | 4 setembro 2010 | 00:28

Oi Ozilda, bom dia.

Como sabemos, no princípio da entidade, não se misturam as transações de uma empresa com as de outra, mesmo que ambas sejam do mesmo grupo empresarial.

No caso do seu cliente, a individualidade não está sendo respeitada.

Mesmo que voce se esforce para levantar saldos das contas de aberturas, ficará perdida no meio do caminho, já que ao contabilizar as despesas, faltará-lhe recursos para custeá-las.

Eu fico impressionado como alguns empresários, diante das facilidades de serem fiscalizados pelo fisco, ainda trabalham de forma tão empírica como essa, onde imagino, nem c/c possuem, ou se possuem, só mesmo para bagunçar ainda mais a (falta de) contabilidade.

Ozilda, e infelizmente esse tipo de cliente nos rouba um tempo precioso em prejuízo aos bons clientes, e isso não é bom para quem anda certinho, né?

No meu caso, se depois de orientado, o cliente não se propusesse a fazer as coisas corretamente, com certeza não o teria em minha carteira, pois a minha dor de cabeça amanhã, seria imensamente maior que os honorários recebidos hoje.

Pergunte a sí mesma: por que esse cliente saiu do outro contador? Por que esse profissional não fez escriturações exigidas?

Bem, sobre clientes assim, vale a pena dar uma acessada no link abaixo:

clique aqui

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade