x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 83

CLASSIFICAÇÕES

Sandy

Sandy

Iniciante DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 3 semanas Quarta-Feira | 24 setembro 2025 | 10:28

Olá pessoal, tudo bem?

Estou com uma dúvida contábil e gostaria da ajuda de vocês.
Tenho uma situação envolvendo duas empresas que não são sócias entre si, ou seja, não há participação societária de uma na outra. No entanto, elas realizam transações financeiras entre si, como pagamentos de despesas, reembolsos, ou outros tipos de repasses.

A empresa que estou analisando é tributada pelo Lucro Presumido, e minha dúvida é:
Em qual grupo contábil devo classificar esses recebimentos e pagamentos?
Essas transações devem ser lançadas como receitas/despesas operacionais, outras receitas/despesas, ou há um grupo específico para esse tipo de movimentação entre empresas não coligadas?

Desde já agradeço a informação. 

Beatriz Palmeira

Beatriz Palmeira

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 2 semanas Quinta-Feira | 2 outubro 2025 | 08:55

Aqui lançamos no grupo de Contas a Pagar (P) ou Valores a Receber (A), geralmente nas contas de Valores a Pagar com terceiros ou Valores a Receber de Terceiros, porém o ideal é que nao seja feito esse tipo de transação entre empresas que não possui o mesmo quadro societário.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade