Boa tarde, Antonio Vinicius de Sousa Freitas
Em 1990 ou em 1991 finalizei o extinto "segundo grau profissionalizante" de Técnico em Contabilidade e no ano de 2006 tive a colação de grau como Bacharel em Ciências Contábeis, até que fiz complemento de estudos obtendo Licenciatura em Matemática e no ano de 2013 fui aprovado em concurso público, assumi o cargo no ano seguinte e atualmente atuo como professor titular de matemática (Ensino Fundamental II e Ensino Médio) na rede pública de meu Estado.
Com 19 anos de experiência em sala de aula, creio que não há um meio único de estudo que possa potencializar os conhecimentos acumulados porque cada aluno tem um perfil específico: dentre os que que possuem interesse em aprender, alguns absorvem o conteúdo com base em material escrito (lendo), outros, somente ouvindo as explicações e alguns com a utilização de multimídias (visualização de vídeo-aulas ou animações), no entanto, todos fortalecem os saberes ao colocar os aprendizados em prática.
Neste contexto, e se você estiver realizando um curso formal, na própria instituição de ensino será possível testar sua capacidade de assimilação ao devorar livros na biblioteca (sempre com base no assunto corrente nas aulas), e vídeo-aulas ou podcasts na sala de informática (ou com seu equipamento, nas horas vagas)
Portanto, tudo dependerá do meio em você melhor se adequar. Eu, por exemplo, sou autodidata e gosto de estudar sozinho e com livros impressos, enquanto vários amigos meus preferem estudar em grupo, para haver suporte mútuo e enriquecimento dos saberes por intermédio de debates internos.
Enfim, como você pretende reforçar os conhecimentos em Contabilidade e busca um foco inicial, sugiro começar pelo alicerce inegociável da área, dominando completamente:
Contabilidade introdutória: Entender o significado a estrutura da Contabilidade, atualmente conhecida como a 'linguagem dos negócios'.
Patrimônio: Saber classificar perfeitamente Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido e Contas de Resultado.
Mecânica da Escrituração: Isso inclui a Situação Patrimonial da Entidade e, claro, a essência do Débito e Crédito (o método das partidas dobradas).
Depois de internalizar esses conceitos básicos, o estudo da contabilidade intermediária (lançamentos, razonetes, balancete de verificação) virá com muito mais fluidez. Lembre-se, o objetivo não é apenas calcular, mas sim analisar e interpretar os demonstrativos que você irá gerar.
Boa jornada