Daniel Guilherme Cunha Santana
Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar ContabilidadeBoa tarde, pessoal.
Quando tenho uma despesa "pré-paga" simples, como uma recarga de dados móveis mensal (que precisa pagar primeiro para usufruir) ou um plano de internet pré-pago mensal, como é realizada corretamente a contabilização dessas despesas no regime de competência? São consideradas despesas antecipadas, como aluguel adiantado e seguros, ou é incorrida imediatamente no momento do pagamento (como se fosse no regime de caixa)?
Seria incorreto reconhecer como "despesa a pagar" no passivo, pois o uso do serviço (quando incorre a despesa) é posterior ao pagamento, não configurando uma obrigação. Deixei dois casos de uma recarga de celular simples (plano de dados móveis) para exemplificar minha dúvida:
A - Recarga de R$ 50,00, com validade de 30 dias, como despesa antecipada:
01/03/25 - Pagamento do serviço "pago adiantado" de março.
D: Despesas antecipadas (ativo).............................50,00
C: Caixa..........................................................................50,00
31/03/25 - Despesa com plano de dados incorrida.
D: Despesa com dados móveis (resultado)..........50,00
C: Despesas antecipadas (ativo).............................50,00
B - Recarga de R$ 50,00, com validade de 30 dias, como despesa operacional comum:
01/03/25 - Pagamento do serviço com despesa já incorrida.
D: Despesas com dados móveis (resultado)........50,00
C: Caixa.........................................................................50,00
---------
OUTRA DÚVIDA SOBRE O MESMO ASSUNTO:
Caso hipotético: suponhamos que eu receba um "pedido de pagamento antecipado", como uma "fatura", só que para um serviço que ainda será prestado (como no exemplo da internet), a despesa incorre antes da utilização do serviço e vai para o passivo? Isso se assemelha a um serviço de internet pós-pago comum, mas novamente: o serviço ainda será usufruído no mês. Neste caso, a "fatura de pagamento antecipado" é indiferente e o reconhecimento da despesa se dará de uma das formas exemplificadas anteriormente?