Marcos Henrique.
Boa tarde amigos do forum,conto mais uma vez com a colaboração de vcs para sanar a seguinte duvida:
em uma agencia de viagens onde todos os funcionarios são agentes de viagem,os gastos com aluguel, condominio, energia, telefone, agua,e
folha de pagamento devem ser considerados custos ou despesas?
Vamos entender os conceitos.
Custo: Gasto relativo a determinado item usado na produção de outros bens ou serviços. Os custos são gastos ligados à produção.
Despesa: Bem ou serviços usado, direta ou indiretamente, para obtenção de receita.
Classificação dos Custos:
Por relevância.
1- De acordo com sua função administrativa:
Custos de Fabricação (Produção): Custos ligados ao processo produtivo. Podem ser divididos em material direto, mão-de-obra direta e custos indiretos.
Custos Não Vinculados à Fabricação (Administrativos): Custos decorrentes das atividades das áres de apoio. Podem ser as despesas de vendas ou despesas gerais e administrativas.
2- De acordo com a facilidade de identificação a um objeto de custo:
Custos Diretos : Custos relacionados a determinado objeto de custo e que podem ser identificados com este de maneira economicamente viável.
Custos Indiretos : Custos relacionados a determinados objetos de custos, mas que não podem ser identificados com este de maneira economicamente viável . São alocados ao objeto de custo mediante rateio.
3 - De acordo com o reconhecimento da receita :
Custos do Período : Custos que são levados ao resultado do próximo exercício em que ocorreram em decorrência dos princípios fundamentais de
contabilidade.
Custos do Produto :Custos que estão vinculados ao produto e que somente serão considerados no resultado do exercício quando ocorrera venda desse produto.