Boa tarde, Yasmin.
No seu exemplo:
D- Salários a pagar (passivo)
C- faltas (Resultado)
conclusão: não convém criar uma conta de resultado (provavelmente despesa) credora porque isto não teria serventia; nestas condições, a falta é descontada do salário a pagar e em contrapartida estorna parte da despesa; deste modo, o lançamento ideal seria o seguinte:
D) Salários a pagar (PC)
C) Salários e ordenados (CR)
R$ valor das faltas
No seu exemplo:
D- Salários a pagar (passivo)
C- VT (Resultado)
conclusão: mesmo desconhecendo o plano de contas da empresa, com base no raciocínio detalhado abaixo posso dizer que o seu pensamento está correto.
Raciocínio: segundo a legislação do VT vigente (Lei 7.418/1985) o trabalhador tem uma coparticipação nos custos do vale-transporte (Art. 4º, Parágrafo único) que lhe é descontada do salário. Logo, antes de diretamente descontar a participação do trabalhador, primeiro ele precisa ter a despesa:
D) Vale Transporte (CR)
C) Disponibilidades - Caixa ou Bancos (AC) ou Fornecedores (PC)
R$ valor dos vales-transporte adquiridos
Depois, ao fechar a folha de pagamento, é feito o lançamento da participação dos trabalhadores no custo, do mesmo modo em que está em sua questão:
D) Salários a pagar (PC)
C) Vale Transporte (CR)
Bom trabalho.