x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 39

Moeda estrangeira - Variação Cambial

Ana Pilar Semil

Ana Pilar Semil

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 4 horas Quinta-Feira | 23 outubro 2025 | 10:31

bom dia Pessoal, estou tentando ajustar o procedimento de contabilização dos adiantamentos em moeda estrangeira aqui na empresa Lucro Presumido.
Hoje, o controle é feito só no momento da troca do câmbio, mas penso que o mais correto seria registrar o recebimento já na data em que o valor entra na central de câmbio, e depois atualizar a variação cambial até o momento em que ocorre o câmbio efetivo.
Minha ideia seria reconhecer o recebimento em reais em uma conta de compensação  tipo “Banco conta em moeda estrangeira” e ir ajustando a variação mês a mês. Não tenho certeza se esse raciocínio está totalmente correto, então queria saber se alguém já trabalhou dessa forma e se é o procedimento mais adequado.
Acabei de entrar nessa empresa e essa parte do controle da moeda estrangeira não estou conseguindo chegar a conclusão mais correta. 

MATHEUS COSTA PIRES

Matheus Costa Pires

Iniciante DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 2 horas Quinta-Feira | 23 outubro 2025 | 12:16

Bom dia Ana,
Tudo bem?

O tratamento contábil mais adequado é o CPC 02 - Efeitos das Mudanças nas Taxas de Câmbio.

Nele é orientado que todo valor em moeda estrangeria deve ser reconhecido na data em que entra na empresa, convertido pela cotação daquele dia, e depois atualizado mensalmente pela variação cambial até o momento em que o câmbio é efetivamente liquidado.

Para fins contábeis, acredito que o tratamento contábil mais correto seja:
1 - reconhecer o adiantamento na data em que o valor entra, convertido pela taxa de câmbio daquele dia;
2 - registrar esse valor em conta específica como "adiantamento de clientes em moeda estrangeira", contrapartida de uma conta de controle "banco conta em moeda estrangeira".

(Valor entrou no banco, D - banco conta em moeda estrangeira (AC); C - Adiantamento de clientes em moeda estrangeira (PC)
(se o cliente adiantou, agora você tem uma obrigação com ele)

3 - a cada mês fechado, atualizar o saldo pela variação cambial;
(Se a moeda aumentar, D- Banco conta em moeda estrangeira; C - variação cambial ativa,
Se a moeda diminuir, D - variação cambial passiva; C- banco conta em moeda estrangeira.)

4 - no momento da liquidação do câmbio, baixa conta em moeda estrangeira e reconheça o valor no banco em reais.
C - banco conta em moeda estrangeira; D - conta movimento padrão

pro reconhecimento da receita:
D- adiantamento de clientes; C- receita de vendas

Ana Pilar Semil

Ana Pilar Semil

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 1 hora Quinta-Feira | 23 outubro 2025 | 13:19

Olá Mateus, tudo bem e você?
Sim eu pensei nesse mesmo modo que você passou, até porque não achei nenhuma outra forma de fazer esse controle e as baixas da maneira correta, muito obrigada pela sua resposta me ajudou a entender como proceder. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade