Thayná Aparecida Cunha Brandão
Bronze DIVISÃO 4 , Gerente GeralOlá amigos tudo bem?
Desde 02/2025 estamos com uma empresa que entrou no escritório e na implantação descobrimos que ela era LR ao invés de LP como tinham nos informado.
A questão é que como nunca trabalhamos com LR, fomos atrás de diversos estudos, informações, chat do sistema pra conseguirmos fazer a finalização das apurações. Aqui nós temos 02 questões principais que estamos em debate com o BPO financeiro terceirizado da empresa.
Fazemos o fechamento trimestral para apuração do imposto. Então fazemos a contabilização apresentando DRE Trimestral e também apuramos o LALUR para verificar se há imposto IR e CS a pagar no trimestre ou não.
A questão é que praticamente 95% dos lançamentos do DRE, são despesas que podemos fazer as exclusões no LALUR. O DRE está em prejuízo (nos 03 trimestres que estão sob nossa responsabilidade) o LALUR do trimestre 1 e 2 também deu prejuízo. Mas no 3 trimestre o LALUR deu lucro (alto por sinal) e consequentemente impostos a pagar.
1) o BPO financeiro está dizendo que as contabilizações estão divergentes, pois pra apresentar resultado financeiro eles andam em conjunto com a contabilidade e não conseguem chegar nos valores que nossos sistemas apresentam nos relatórios. Sem contar que estão batendo na tecla que eu não posso apurar imposto pelo LALUR, tenho que apurar imposto pelo DRE (detalhe: todas as normas e pesquisas, sempre encontrei a resposta que a apuração do imposto é pelo LALUR).
2) Estamos pensando nessa situação em contratar uma auditoria, pra verificarem se há erros nos lançamentos, se o sistema não tá dando resultados corretos, enfim. Acham que seria um bom caminho? Tem indicações?
Aguardo luzes de orientação, por favoooor.