x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 156

Ativo Imobilizado - Peças Reserva para Reposição

Tatiane Serafini Tabarin

Tatiane Serafini Tabarin

Iniciante DIVISÃO 1 , Assistente Fiscal
há 6 semanas Sexta-Feira | 7 novembro 2025 | 17:02

Olá, colegas!

Na empresa que atuo, compraram um motor de caminhão reserva e deixamos na conta "imobilizado em andamento", porém como se trata de uma peça reserva e um ativo imobilizado que não está uso, não posso reclassificar para a conta de estoque e nem começar a depreciar. 
Ou seja, preciso tirar da conta "imobilizado em andamento" e não sei como proceder. 

Pensei em criar uma subconta titulada: "Ativo de Reservas" ou "Peças de Reposição" no grupo do ativo, de acordo com o CPC 27 (item 8) mas sem depreciar (item 55). Poderia fazer isso? Poderiam me ajudar?
Obrigada!

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 6 semanas Segunda-Feira | 10 novembro 2025 | 11:18

bom dia, Tatiane.

Antes de apresentar meu ponto de vista é necessário analisarmos juntos os itens da NBC TG 27 (R4) que você citou:

8)  Sobressalentes, peças de reposição, ferramentas e equipamentos de uso interno são classificados como ativo imobilizado quando a entidade espera usá-los por mais de um período. Da mesma forma, se puderem ser utilizados somente em conexão com itens do ativo imobilizado, também são contabilizados como ativo imobilizado.
Como indiscutivelmente um motor - que neste caso é uma peça de reposição - produzirá benefícios por mais de um período e não funciona isoladamente, sem sombra de dúvidas ele deve ser classificado no imobilizado.

55) A depreciação do ativo se inicia quando este está disponível para uso, ou seja, quando está no local e em condição de funcionamento na forma pretendida pela administração. (...)
Embora o motor de reposição esteja disponível (armazenado nas dependências da empresa), como ainda não foi instalado, realmente não é cabível aplicar depreciação porque a norma diz que o bem deve estar "em condição de funcionamento", que neste caso seria já funcionando após ter sido acoplado ao veículo, conforme "pretende a administração": possuir um veículo completo e em condições de uso pleno.

Agora repetirei suas afirmações e abaixo expor a minha opinião:

(...) deixamos na conta "imobilizado em andamento" 
Julgo incoerente deixar uma peça de reposição no grupo de "imobilizado em andamento" porque esta expressão traduz a ideia de algum imobilizado sendo produzido, montado ou construído, no entanto, o caminhão já existe, não atende os critérios de "andamento".

(...) não posso reclassificar para a conta de estoque e nem começar a depreciar
Já fiz comentário sobre depreciação anteriormente (não deprecia por não estar em uso) e "Estoque" é uma expressão genérica, detalhada pelo item 6 d NBC TG 16 (R2): 
Estoques são ativos:
(a) mantidos para venda no curso normal dos negócios;
(b) em processo de produção para venda; ou
(c) na forma de materiais ou suprimentos a serem consumidos ou transformados no
processo de produção ou na prestação de serviços.

Sendo assim, de certa forma este motor sobressalente está em "estoque" mas um estoque de produtos de uso interno, almoxarifado, diferente de "estoque para revenda" ou outras finalidades; sempre será importante classificar contas em grupos adequados e com nomenclatura clara, curta e objetiva.

Pensei em criar uma subconta titulada: "Ativo de Reservas" ou "Peças de Reposição" no grupo do ativo, de acordo com o CPC 27 (item 8) mas sem depreciar (item 55). Poderia fazer isso? (...)
Sim, sua proposta está correta. Concordo que criar a subconta "Peças de Reposição" no Ativo Imobilizado (Ativo Não Circulante) é a melhor abordagem. Essa classificação está em total conformidade com o Item 8 da NBC TG 27 (R4), que trata sobressalentes de uso prolongado como imobilizado, e garante a transparência da finalidade do ativo.

bom trabalho.

Ricardo C. Gimenez
Professor público de matemática
Contador com CRC ativo desde 1995
www.procedimentoscontabeis.blogspot.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade