x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 11.807

o que lançamos primeiro, o débito ou o crédito?

Ana Julia Pereira da Silva

Ana Julia Pereira da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Não Informado
há 14 anos Sexta-Feira | 3 setembro 2010 | 14:17

Estou com dúvida quanto aos lançamentos.
Verifiquei que o programa que uso faz a sequência de lançamentos conforme é digitado. Eu nuca me preocupei em lançar primeiro o débito ou o crédito faço os lançamentos aleatoriamente... Algumas vezes lanço primeiro o débito, outras lanço o crédito. Agora estou insegura. Existe a necessidade ou obrigatoriedade de lançar primeiro o débito ou o crédito?

Um abraço a todos!!!

Ana Júlia

robelyo

Robelyo

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 3 setembro 2010 | 14:29

Boa tarde Ana Julia
Talvez por questão de estética mesmo, mas nunca vi nada referente a lançar um ou o outro numa sequencia, pela lógica usual, lançamos primeiro os débitos e em seguida os créditos, como uso programas que importam os lançamentos dos departamentos de compra, venda, financeiro, pessoal, eles lançam de qualquer forma, alguns funcionários com mais tempo de casa, são mais cautelosos com seus lançamentos e segue a risca lançar primeiro o débito e em seguida o crédito.
Mas é tranquilo.
Se tu fores lançar uma folha de pgto por exemplo, tu vais lançar primeiro os débitos (somatórios)e em seguida os descontos lançados a crédito, depois quando emitires o diário (dependendo do programa que usa) vais ficar com uma estética melhor.

Fábio Henrique Catelani Ferreguti

Prata DIVISÃO 3 , Não Informado
há 14 anos Sexta-Feira | 3 setembro 2010 | 14:36

Boa tarde Ana!

Não existe uma regra, porem sim uma forma de raciocinio. Eu por exemplo smepre que faço um lançamento, na minha mente primeiramente vem o debito, e sempre faço dessa maneira, até por que o sistema me oferece primeiro o debito.

Procure uniformizar a forma de lançamento, ajudará você!

Qualquer duvida, esotu a disposição!

Grande Abraço!

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 3 setembro 2010 | 22:00

Cara Ana Júlia e demais colegas...

Indagação aparentemente simples, mas bastante intrigante essa sua.

Digo isso porque normalmente ao contabilizarmos, há a prática empírica de que os lançamentos devem começar pelos débitos para em seguida efetuar lançamentos dos créditos.

Mas por quê?

Vale algumas ponderações:

a - O nosso plano de contas começa pelas contas devedoras (com exceções das contas redutoras), depois vêm as credoras;

b - Lembremos do famoso razonete, também dividido em D e C, também nessa seqüência;

c - As quatro fórmulas de escrituração aprovadas no I Congresso Brasileiro de contabilidade, realizado em 1924, baseadas no método das partidas dobradas diz que:

1ª fórmula: um débito para cada débito
2º fórmula: um débito e vários créditos
3ª fórmula: vários débitos e um crédito
4ª fórmula: vários débitos e vários créditos.

E para entender melhor essa questão por você mencionada, devemos então falar do Frei Luca Pacioli, considerado o pai da contabilidade, cujas partidas dobradas, foram pelo mesmo descritas inicialmente no longínquo ano de 1494. Sobre a questão, expôs a terminologia adaptada:
.

"Per " , mediante o qual se reconhece o devedor;
"A " , pelo qual se reconhece o credor.

Acrescentou que, primeiro deve vir o devedor, e depois o credor, prática essa adotada nas escriturações contábeis até os dias de hoje.

Então, é por conta do Frei Luca Pacioli que nas escriturações contábeis, os lançamentos a débito devem vir primeiro.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Cleya Rocha

Cleya Rocha

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 14 anos Domingo | 5 setembro 2010 | 11:12

Olá, pessoal! Me ajudem numa grande dúvida! Comecei a administrar uma empresa que recebí da família com muitos débitos na rua. Não possuo nenhum recurso no momento para colocar como Patrimônio Líquido, nem a empresa tem credibilidade para conseguir junto a algum banco um empréstimo. Como poderia fazer portanto para fechar o Balanço, pois a conta Passivo está maior que a Ativo. Vou exemplificar com números:
Caixa: 300,00
Contas a Receber: 20.000,00
Mercadorias: 15.000,00
Móveis e Utensílios: 5.000,00

Fornecedores: 60.000,00
Despesas a pagar: 10.000,00

Ajudem-me, por favor! Obrigada

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Domingo | 5 setembro 2010 | 17:16

Cara Cleya, boa tarde.

Partindo do princípio de que todos os lançamentos contábeis estão corretos, apurou-se então um prejuízo no valor de R$ 30.000,00, que será contabilizado como redutora do Patrimônio Líquido, na conta de Prejuízos Acumulados..

A título de sugestão, cabe sugerir que faça uma análise das contas de CUSTOS (EI+Compras-EF = custos) para constatar se não há omissão de vendas.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Daniel Lavorini

Daniel Lavorini

Iniciante DIVISÃO 3 , Auditor(a)
há 14 anos Domingo | 5 setembro 2010 | 22:02

Cleya, boa noite.

Como estão os registros em sua contabilidade?

A conta não fecha... qual(is) o valor(es) que você tem registrado em seu PL (Patrimônio Líquido)?

A observação do nosso amigo Hugo Ribeiro é um tanto oportuna, se todas as receitas e despesas estão sendo registradas corretamente, você deve analisar melhor os seus custos e formação de preço (venda), pois poderá ter uma margem de lucro que não cobrirá seus custos administrativos, fato que aumentará cada vez mais o seu prejuízo.

Sds,

Daniel.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade