x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 43

Lançamento Contabil

Joselia Domingues

Joselia Domingues

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 21 horas Terça-Feira | 13 janeiro 2026 | 11:50

Bom dia, tenho uma empresa que está em recuperação judicial, porém as dívidas bancárias listadas no processo não batem com o balanço da empresa. Como posso fazer para ajustar estes valores? Sendo que recebi agora dos advogados valor original da divida e deságio. Poderiam me ajudar??

Yuno

Yuno

Bronze DIVISÃO 5 , Não Informado
há 20 horas Terça-Feira | 13 janeiro 2026 | 13:16

O balanço contábil não precisa, necessariamente, bater com a relação de créditos da RJ, porque ali você tem valores históricos, juros, encargos, multas e depois o deságio aprovado no plano. O que você deve fazer é manter no passivo contábil o valor original da dívida, conforme contrato e registros históricos, e tratar o deságio concedido na recuperação judicial como receita financeira no momento em que ele se torna certo (após a homologação do plano pelo juízo). Não é correto simplesmente “ajustar” o passivo para o valor com deságio sem esse reconhecimento contábil. Na prática, o ajuste é feito assim: você concilia a dívida original com os valores informados pelos advogados (principal, juros, encargos) e registra contabilmente a renegociação, segregando o que foi perdoado e o novo cronograma de pagamento. O saldo que permanece no passivo passa a refletir o valor efetivamente devido após a RJ, e a diferença vira receita de recuperação de passivos, respeitando o regime de competência.
Não esqueça de guardar toda documentação do processo também...

This is a hobby, you don't have to believe it faithfully.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade