Vinicius Cordeiro
Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)Olá, colegas. Estou enfrentando um problema grave de inconsistência no banco de dados do Alterdata e o suporte não está conseguindo resolver de forma satisfatória.Fiz o fechamento de uma empresa, apurei o lucro e precisei reabrir o exercício para distribuir também os Lucros Acumulados de períodos anteriores (totalizando um valor maior).Para isso, destravei a contabilidade, excluí os lançamentos de encerramento e refiz o lançamento da distribuição total em 31/12/2025.Ao processar o encerramento novamente, o sistema criou um "resíduo" ou uma conta fantasma de Dividendos a Pagar.Ele somou o meu lançamento manual com um lançamento interno (provavelmente do encerramento anterior mal excluído).O saldo da conta de Obrigações duplicou.Não consigo localizar esse lançamento duplicado no grid para excluir (é invisível), mas ele compõe o saldo, deixando o Passivo Virado (Devedor) e o Balanço incorreto.O suporte sugeriu excluir a distribuição de 2025 e lançar apenas em 2026. Porém, tenho dois problemas com isso:Comprovação de Renda: O cliente precisa do comprovante de renda na Pessoa Física referente a 2025.Risco Tributário: Tenho receio de tributação ao jogar para 2026Alguém já passou por essa duplicação de saldo "fantasma" no Alterdata? Existe alguma rotina de "Manutenção de Arquivos" ou "Recomposição de Saldos" específica que limpe esses resíduos de encerramento anteriores sem que eu precise excluir toda a movimentação do ano?