x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 1.409

Conferência do Lucro Distribuído a empresa S.Nacional no Extrator da DIRF -Divergência

Marcia Lisboa

Marcia Lisboa

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 6 semanas Terça-Feira | 20 janeiro 2026 | 16:24

Olá !
Eu entrego a EFD-REINF pelo portal E-CAC .
Ao informar a Distribuição de Lucros ao sócio de uma empresa Simples Nacional, utilizei a natureza do rendimento 12001-Lucro e Dividendo.
Ao conferir o extrator da DIRF, a informação da coluna  "Valores  pagos a titular ou sócio de ME ou EPP" está em branco . Os valores foram para coluna "Lucros e Dividendos pagos a partir de 1996" . Essa coluna não é para empresa do lucro presumido ? Mais alguém ? Não sei agora em qual coluna informar no Informe de Rendimentos .
Alguém mais com o mesmo problema ? Já conferiram o extrator da Dirf para ver como sai ?
А‘ސŽ’‘“”Ž’‹•–—˜™™—š›Œœ•Ž“ž“‘Ž’‘•Š‹ŒŽŠ‘ސŽ’‘“”Ž’‹•–—˜™™—š›Œœ•Ž“ž“‘Ž’‘•

Sueli Maria Cabassa

Sueli Maria Cabassa

há 6 semanas Sexta-Feira | 23 janeiro 2026 | 09:46

Bom dia, 
Estamos enfrentando o mesmo problema. Acreditamos que isso irá dar divergencia na declaração de ajuste do imposto de renda. Não existe outro codigo de lucro, além do 12001 para ser informado na REINF. Com certeza é um erro da Receita Federal 

Paulo Eneias

Paulo Eneias

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 3 semanas Terça-Feira | 10 fevereiro 2026 | 14:27

Boa tarde.
Alguém ja encontrou alguma reposta oficial para essa situação?
Como devemos informar no informe de  rendimentos?

Janaina Cristov Ferrari

Janaina Cristov Ferrari

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 3 semanas Sexta-Feira | 13 fevereiro 2026 | 15:18

Boa tarde.
Aqui tambem com esse problema...nao sei como inserir no Informe de Rendimentos....será cairá na malha ou não por estar em outro campo, mesmo isento.

No chat da RFB me passaram esse link para abrir um chamado, não sei quanto tempo demorarão para responder.
Suporte Técnico ao Programa Gerador da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte PGD Dirf — Receita Federal

Janaina Cristov
JL Cristov Contabilidade
Kelly Barbosa

Kelly Barbosa

Iniciante DIVISÃO 1 , Coordenador(a)
há 1 semana Terça-Feira | 24 fevereiro 2026 | 15:42

Olá, estou com problema nos valores declarados de alugueis das empresas, em uma das empresas o valor anual está a mais, não bate com os valores lançados mensalmente, como se tivesse somando 3 meses a mais, mas quando faço a consulta por mês, não há nenhum valor declarado em duplicidades.  Na outra empresa o valor do mês 02/2025 dobrou, porém, na Reinf só consta um valor declarado. Mais alguém com problema parecido?

Laura Lúcia

Laura Lúcia

há 12 horas Sexta-Feira | 6 março 2026 | 12:00

Pessoal, boa tarde.

Encontrei um vídeo de uma contadora (deixarei o link aqui), falando o seguinte:

Os lucros DEVEM ser informados por meio do evento 4010, natureza 12001 independente do porte ou regime tributário da empresa, e nesse sentido, irão para o extrator na linha de lucros e dividendos distribuídos a partir de 1996. 

Já o campo "Valores  pagos a titular ou sócio de ME ou EPP" deverá ser utilizado em outros casos de rendimentos isentos não classificados como pro labore, aluguel, e que não haja classificação especifica. O que NÃO é caso do lucro e dividendo, já que este rendimento tem classificação especifica na REINF.

Nesse sentido caberia manter a reinf com evento 4010 , natureza 12001 e informes de rendimento com valor de lucro informado na linha: Lucros e Dividendos pagos a partir de 1996.

Cabe ressaltar também que no extrator NÃO consta mais os dizeres "lucro real presumido ou arbitrado" , o que leva a pensar que já foi um campo projetado para todos os tipos de empresas.

LINK DO VIDEO: https://www.instagram.com/reel/DVI1L9eAm3Y/

Aguardo resposta dos meus colegas contadores, se irão seguir com esse mesmo entendimento.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade