x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 54

Provisão de folha

Allan vieira de sousa

Allan Vieira de Sousa

Iniciante DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 3 dias Quarta-Feira | 21 janeiro 2026 | 15:03

Estou com dúvida sobre o lançamento contábil da folha de pagamento.

A empresa para a qual faço a contabilidade presta serviços para outro CNPJ do mesmo grupo econômico. Embora os funcionários sejam registrados e pagos por essa empresa, o custo da folha de pagamento não é despesa dela, e sim do outro CNPJ (matriz), que é quem suporta o ônus econômico.

Diante disso, gostaria de entender qual é o lançamento contábil correto da folha e como esse tratamento deve refletir no balancete da empresa que efetua o pagamento, mas não reconhece a despesa.

Eu faço um debito em adiantamento a fornecedores para todos os valores da folha e credito no passivo correspondente a cada evento?

Exemplo:

EVENTO: Folha

Debito: adiantamento a fornecedores 
Crédito: salários a pagar (passivo)

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 12 horas Sábado | 24 janeiro 2026 | 13:43

Boa tarde, Allan

Pelo conteúdo de sua dúvida, entendo que está havendo uma confusão entre personalidades jurídicas porque, conceitualmente, só se falaria de um "grupo econômico" se houvesse participação societária entre as empresas (o CNPJ de uma registrado como sócio ou cotista do capital de outro CNPJ) e nem se pensaria em um CPF inscrito em vários CNPJ porque continuariam a ser pessoas jurídicas independentes e autônomas; todavia, mesmo que houvesse uma participação societária formal, tecnicamente não seria aplicável o seu raciocínio dos lançamentos contábeis.

Por outro lado, só haveria o conceito de matriz e filial se ambas tivessem o mesmo CNPJ base, no entanto, gerencial e contabilmente seria prejudicial não possuir registros contábeis individualizando a performance operacional e econômica de cada unidade submissa à matriz formal; do mesmo modo, os seus lançamentos projetados não seriam válidos.

Por regra, cada empresa deve reconhecer contabilmente a folha de pagamento cujos trabalhadores estejam vinculados ao próprio CNPJ, nunca ao de terceiros, pois isto pode gerar sérios problemas fiscais e previdenciários. No seu caso, reforço que cada empresa faça a contabilização somente da própria folha de pagamento e, a quitação, que seja feita pelo próprio empregador também para evitar os riscos anteriormente comentados, de modo que contabilmente fique bem claro o trânsito dos recursos utilizados.

Exemplo bem simplificado: empresa A presta serviços para empresa B e contratualmente a empresa B assume o compromisso de pagar integralmente a folha de pagamento da empresa A.

Na empresa A:

D) Salários e Ordenados
C) Salários a Pagar

D) Disponbilidades
C) Adiantamento de Clientes

D) Salários a Pagar
C) Disponibilidades

Na empresa B:

D) Adiantamentos a Fornecedores/Prestadores de Serviços
c) Disponibilidades

Nota: por falta de subsídios, esses lançamentos abordam somente o acordo contratual de um pagar os funcionários de outro e não foram mencionados os lançamentos de fechamento e faturamento dos serviços parcial ou totalmente realizados.

------

Ricardo C. Gimenez
Professor público de matemática
Contador com CRC ativo desde 1995
www.procedimentoscontabeis.blogspot.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade