Boa tarde, Allan
Pelo conteúdo de sua dúvida, entendo que está havendo uma confusão entre personalidades jurídicas porque, conceitualmente, só se falaria de um "grupo econômico" se houvesse participação societária entre as empresas (o CNPJ de uma registrado como sócio ou cotista do capital de outro CNPJ) e nem se pensaria em um CPF inscrito em vários CNPJ porque continuariam a ser pessoas jurídicas independentes e autônomas; todavia, mesmo que houvesse uma participação societária formal, tecnicamente não seria aplicável o seu raciocínio dos lançamentos contábeis.
Por outro lado, só haveria o conceito de matriz e filial se ambas tivessem o mesmo CNPJ base, no entanto, gerencial e contabilmente seria prejudicial não possuir registros contábeis individualizando a performance operacional e econômica de cada unidade submissa à matriz formal; do mesmo modo, os seus lançamentos projetados não seriam válidos.
Por regra, cada empresa deve reconhecer contabilmente a folha de pagamento cujos trabalhadores estejam vinculados ao próprio CNPJ, nunca ao de terceiros, pois isto pode gerar sérios problemas fiscais e previdenciários. No seu caso, reforço que cada empresa faça a contabilização somente da própria folha de pagamento e, a quitação, que seja feita pelo próprio empregador também para evitar os riscos anteriormente comentados, de modo que contabilmente fique bem claro o trânsito dos recursos utilizados.
Exemplo bem simplificado: empresa A presta serviços para empresa B e contratualmente a empresa B assume o compromisso de pagar integralmente a folha de pagamento da empresa A.
Na empresa A:
D) Salários e Ordenados
C) Salários a Pagar
D) Disponbilidades
C) Adiantamento de Clientes
D) Salários a Pagar
C) Disponibilidades
Na empresa B:
D) Adiantamentos a Fornecedores/Prestadores de Serviços
c) Disponibilidades
Nota: por falta de subsídios, esses lançamentos abordam somente o acordo contratual de um pagar os funcionários de outro e não foram mencionados os lançamentos de fechamento e faturamento dos serviços parcial ou totalmente realizados.
------