Bom dia, Cláudia
Faço a
contabilidade de uma empresa que compra e vende sem deixar nada no
estoque.
No final do exercício preciso fazer algum lançamento de Custo das Mercadorias Vendidas?
Mesmo que no final do exercício não haja estoque físico, o registro do
Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) é obrigatório para respeitar o regime de competência, porque sem ele, o lucro bruto da empresa estaria superestimado, pois as receitas não estariam confrontadas com os seus respectivos custos; a forma de contabilização dependerá do método de controle de estoque adotado, conforme segue:
1. Inventário Permanente (Controle contínuo no Ativo) - método em que a mercadoria transita pelo Ativo Circulante a cada operação.
a) Nas compras:D) Estoques (AC)
C) Disponibilidades ou Fornecedores (AC/PC)
b) Reconhecimento dos Impostos Recuperáveis:D) Impostos a Recuperar (AC)
C) Estoques (AC)
c) Nas vendas (Baixa do custo):D) Custo das Mercadorias Vendidas (CR)
C) Estoques (AC)
2. Inventário Periódico (Controle temporário no Resultado) - método em que as compras são registradas diretamente em contas de resultado e o custo é apurado ao final do período.
a) Nas compras:D) Compras de Mercadorias (CR)
C) Disponibilidades ou Fornecedores (AC/PC)
b) Reconhecimento dos Impostos Recuperáveis:D) Impostos a Recuperar (AC)
C) Compras de Mercadorias (CR)
c) Apuração do CMV (No encerramento):Como o estoque final é zero, o saldo acumulado na conta de 'Compras de Mercadorias' representará o seu
custo total, de modo que, no fechamento anual, este saldo será transferido para a conta de CMV.
Observações finais:É aconselhável que a empresa envie mensalmente o valor do inventário (mesmo que seja zero) para que a contabilidade reflita a realidade porque se não houver a baixa periódica ou o ajuste final, o saldo das contas de estoque ou compras ficará viciado, distorcendo o Resultado do Exercício.
Enfim, Lembre-se também que os impostos sobre as vendas (
ICMS,
PIS,
COFINS, etc.) devem ser lançados separadamente como deduções da receita bruta, garantindo que o lucro apurado seja confiável e esteja em dia com as obrigações fiscais.
------