x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 4.655

Restituição de valor cobrado indevidamente

Ana Paula da Rocha Pires

Ana Paula da Rocha Pires

Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 6 setembro 2010 | 19:07

Boa Noite,

Estou fazendo a contabilidade de uma associacao de funcionarios e tenho a seguinte situacao:

Atraves desta associacao os funcionarios tem um plano de saude, o qual é descontado mensalmente em folha de pagamento e o valor repassado a associacao que faz o pagto da fatura do plano de saude.

Mas aconteceu o seguinte: uma funcionaria aderiu ao plano de saude, contudo a adesão pela empresa do plano de saude não foi feita, e o valor foi descontado da funcionária 3 meses seguidos. E agora ela pediu a restituicao desses valores, uma vez que a adesao foi feita apenas no 4º mes, essa é a alegacao. O valor foi devolvido. Os fatos que tenho para contabilizar sao:

- Como contabilizar essa restituicao? Devo apenas inverter o lançamento de entrada dos valores?

- Na conferencia, verificou-se que foi devolvido valor a maior do que o descontado e repassado, e a associacao não quer cobrar a devolucao? como contabilizar isso?

Att.

Ana Paula

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 8 setembro 2010 | 09:02

Ana Paula da Rocha Pires, seja bem vinda ao Fórum Contábeis.

Boa Noite,

Estou fazendo a contabilidade de uma associacao de funcionarios e tenho a seguinte situacao:

Atraves desta associacao os funcionarios tem um plano de saude, o qual é descontado mensalmente em folha de pagamento e o valor repassado a associacao que faz o pagto da fatura do plano de saude.

Mas aconteceu o seguinte: uma funcionaria aderiu ao plano de saude, contudo a adesão pela empresa do plano de saude não foi feita, e o valor foi descontado da funcionária 3 meses seguidos. E agora ela pediu a restituicao desses valores, uma vez que a adesao foi feita apenas no 4º mes, essa é a alegacao. O valor foi devolvido. Os fatos que tenho para contabilizar sao:

- Como contabilizar essa restituicao? Devo apenas inverter o lançamento de entrada dos valores?

Levando em conta que os descontos das parcelas mensais foram levadas a débitos da conta salários a pagar e a crédito de uma conta de receita(recuperação de despesas(CR)). Agora pela saída dos valores(devolução a colaboradora) você deverá creditar o caixa ou bancos conta movimentos(AC) tendo como contra partida uma conta de resultado pela efetiva saída dos valores.

- Na conferencia, verificou-se que foi devolvido valor a maior do que o descontado e repassado, e a associacao não quer cobrar a devolucao? como contabilizar isso?

Ora, tenha em mente que se a entidade não quer cobrar o que lhe é devido, esses valores poderão ser lançados como perdas.

Att.

Ana Paula

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: