Cobertura das Regras do IRPF 2026
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 158

retificar ECD e ECF

Geovany

Geovany

Prata DIVISÃO 3 , Cortador(a)
há 6 semanas Segunda-Feira | 26 janeiro 2026 | 17:39

Boa tarde pessoal um cnpj foi notificado pela receita para retificar a ECF 2022, vimos q foi um erro nos custos meu chefe pediu para retificar a ECD 2022 e depois  a ECF 2022, fiz os ajustes validei a ECD 2022 na hora da entrega ele da um erro NEG: 68 prazo da retificacao encerou em 28/06/2024.
devo retificar somente a ECF 2022 entao?  

ADRIANO PRADELA RICARDO

Adriano Pradela Ricardo

Prata DIVISÃO 3
há 6 semanas Terça-Feira | 27 janeiro 2026 | 09:04

Oi Geovany, 

Só por curiosidade, qual foi o motivo que foi solicitado a retificação dos custos? A empresa é do Lucro Real? Só para saber caso estejamos fazendo algo incorreto...

Obrigado.

Geovany

Geovany

Prata DIVISÃO 3 , Cortador(a)
há 5 semanas Domingo | 1 fevereiro 2026 | 13:14

ADRIANO PRADELA RICARDO, é uma empresa de lucro real comercializa grãos, eu tive que retificar os custos pois é a única conta que da pra fazer um ajuste conta o estoque.  é uma empresa do interior e na cidade a mão de obra é horrível o contador antigo fecho a unha como nos dizemos aqui,  e fez a entrega , porem com divergência nas base de calculo do lucro real, ai troco de dono esse escritório e o contador novo me contrato pra ajudar ele, e agora 12/2025 veio a notificação. no 1º tr/22 ele pagou IRPJ 36 mil e uns quebrado,  e CSLL 15 mil e pouco, a base de calculo ai é 170 mil ..... na ECD foi fechada com o custo menor, como foi entregue a menor esta dando um lucro de 450 mil no primeiro trim/22, ou seja maior do que a empresa recolheu,  o que eu visualizei foi que o custo desse trimestre nessa ECD foi menor,  eu aumentei esse custo só na ECF, para chegar na base de calculo que o imposto foi calculado e recolhido entende? so que a ECD por ser de 2022 não retifica mais, fiz o ajuste apenas na ECF fiz a entrega e fiz um arquivo caso a receita solicite alguma coisa,   conforme outro colega mencionou, e passamos a orientação a empresa!  ai to aguardando para ver o que a receita vai fazer,   

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade