Tânia Regina Pinto Sousa
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Amigos, estou com uma grande dúvida. Estou atualizando a contabilidade de uma empresa que uma colega me pediu. Em primeiro lugar ela veio distribuindo lucro desde 2006 mesmo tendo débitos tributários. Então nesse caso serão responsáveis por isso.
Quando apurei o resultado de 2006, deu lucro. Tenho que distribuir na contabilidade mesmo pq. a declaração de imposto de renda já consta a distribuíção. Durante o exercício pegaram antecipação do lucro. Uma das minhas dúvidas é, como devo proceder a contabilização da distribuíção se verificando o balanço anterior observei que existe saldo na conta de lucros a pagar. Então devo contabilizar dessa forma a antecipação?
D- Cta lucros a pagar (PC)
C- antecipação de lucros (AC) ? Pois mesmo fazendo isso na cta de lucros a pagar ainda ficará saldo. E ainda devo fazer a contabilização da diferença, pq. na Declaração deles colocaram um valor que ultrapassou a antecipação que pegaram. E como fica a cta de lucros do exercício,ou acumulados ? ficará sem lançamento da distribuíção pq.eu já baixei o valor da cta de lucros a pagar ? Irá permanecer na cta de lucros acumulados todo o valor apurado? Pois em 2006 ainda era permitido o saldo nessa conta.
Se possível aguardo uma breve resposta,
Grata,
Contadora
E-mail: taysousa@hotmail.com