x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 32

Emissor Nacional de NFS-e - CPF cadastrado no Exterior

Luan Henrique

Luan Henrique

Iniciante DIVISÃO 1 , Assistente Financeiro
há 5 horas Quinta-Feira | 5 fevereiro 2026 | 17:04

Com a novo emissor de NF de Serviço, diferente do Nota Carioca, emitir NF para clientes que possuem o CPF com endereço no exterior é necessário informar os dados de fora dele, além de valores em moeda corrente local do cliente.
Prestamos serviço de climatização, mas atualmente estamos esbarrando na situação de alguns clientes possuírem o CPF cadastrado no exterior, por exemplo, em Portugal, Itália... mesmo que possuam alguma residência no Brasil.
No portal NFS-e eu consigo preencher os dados do cliente, com o endereço do exterior, porém no próximo passo é solicitado que eu informe o valor do serviço em Moeda corrente do país de origem do cliente, mas pós essa tela eu preencho com os valores em Real, junto com as informações tributárias que é de praxe.
O serviço prestado é dentro do Brasil, em residência que esse cliente possui aqui.

Minha dúvida é: Caso eu emita alguma Nota Fiscal para esse cliente, haverá algum impacto no Simples Nacional? Já que estou informando valores em outra moeda.

Pergunto, pois fui orientado por um Contador a não emitir nenhuma Nota Fiscal para estes clientes... E que fosse arrumado um jeito de o cliente indicar um CPF de alguém próximo com endereço no Brasil, para que possamos emitir a Nota Fiscal. 

João H Jr

João H Jr

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 2 horas Quinta-Feira | 5 fevereiro 2026 | 20:46

Luan,
Mesmo que esses clientes residam no exterior, eles mantem CPF, ainda que na condição de não residentes. Você poderá prestar serviços a eles, indicando o CPF. Você também poderá emitir a NFSe em nome do procurador que designaram no Brasil, caso tenham comunicado a saída definitiva do país.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade