x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 11

acessos 1.163

Lucros e dividendos sócios

Elidiane Manoele Calheirani

Elidiane Manoele Calheirani

Prata DIVISÃO 1 , Administrador(a) Empresas
há 10 semanas Quinta-Feira | 26 fevereiro 2026 | 07:44

 Bom dia PessoalA maioria dos meus clientes são Simples Nacional e  tem a retirada de pró labore no valor do salário mínimo para na pagar imposto maior, porém durante o mês fazem as transferências da conta PJ para a conta PF para pagamento de suas contas pessoas, é esse valor que devo lançar na Reinf R4010 como lucro e dividendos ? 
E eles podem fazer essas transferências?A qual até $50mil é isento de IR

desde já agradeço a ajuda 

Kleber Nicolau

Kleber Nicolau

Iniciante DIVISÃO 4 , Coordenador(a) Fiscal
há 10 semanas Quinta-Feira | 26 fevereiro 2026 | 10:14

Bom dia, 
Os valores retirados da conta PJ para PF do sócio, além do pró-labore, é considerado distribuição de lucros.
Até o ano passado, principalmente nas empresas do Simples Nacional, era prática comum, ir lançando esses valores para uma conta de adiantamento no Ativo e no final do ano realizar um lançamento com o saldo total para a conta de resultado ''Lucros acumulados'' ou '' Lucros do exercício''. Em fevereiro quando fosse enviar a REINF, informaria o valor total distribuído no ano para cada sócio.

Com a tributação de distribuição com valor superior a R$50k mensais, o ''Adiantamento de lucro'' não existe mais. Você só pode efetivar a distribuição de lucros mensalmente se possuir saldo em Lucros acumulados, ou no fechamento do Balancete. 

Essas distribuições você deve informar na REINF do segundo mês subsequente ao mês referente a essa distribuição e se o valor foi superior ao limite de isenção, recolher a guia de IR.

Exemplo: 
Distribuiu em Janeiro, informa na REINF de Março (16/03). 

Elidiane Manoele Calheirani

Elidiane Manoele Calheirani

Prata DIVISÃO 1 , Administrador(a) Empresas
há 10 semanas Quinta-Feira | 26 fevereiro 2026 | 10:45

Kleber Nicolau, bom dia !

E quem é que consegue controlar as pequenas empresas, que passam dinheiro da PJ para PF  varias vezes rsrs, e além disso recebem serviços sem a emissão de nota. Como você faz nesse caso, se é que tenha algum? Kleber Nicolau

Eu terei que fazer o balancete mês a mês de acordo com o extrato bancário enviado da conta PJ, e os valores que foram transferidos para PF lançar na Reinf seria isso?

Kleber Nicolau

Kleber Nicolau

Iniciante DIVISÃO 4 , Coordenador(a) Fiscal
há 10 semanas Sexta-Feira | 27 fevereiro 2026 | 08:51

Sim, você precisa evidenciar que a empresa de fato tem lucros para ir realizando a distribuição, e isso se dá mediante ao fechamento do balancete.
Eu entendo a dificuldade em realizar esse fechamento até mesmo pela demanda que a maioria dos escritórios possui. 
O trabalho que eu fiz com os meus clientes foi de educá-los mesmo, fazer com que eles façam somente uma retirada de todo o valor necessário e não ficar pagando ''picado'' e passando o cartão da empresa em supermercados, posto e etc...
É um trabalho de formiguinha mesmo, o nível de empresários no Brasil é muito baixo. 
Você tem até a reinf do segundo mês subsequente ao fato gerador da distribuição para informar. Se você ''acumular'' de vários meses para informar tudo na mesma reinf, os valores estaram sujeitos a retenção dependendo do valor distribuído, por isso essa distribuição precisa ir sendo feito mensalmente ou trimestralmente, dependendo de como as distribuições acontecem. 

Elidiane Manoele Calheirani

Elidiane Manoele Calheirani

Prata DIVISÃO 1 , Administrador(a) Empresas
há 10 semanas Sábado | 28 fevereiro 2026 | 17:24

Kleber, muito obrigada pelas informações , antes da reinf era tudo mais fácil, e eu estava exatamente com essas dúvidas de como fazer e principalmente fazer o certo. 

Em relação ao balancete ele deve ser enviado para algum sistema , ou devemos ter pelo fato de ter a comprovação em casa de uma fiscalização?
Gratidão 

Rodrigo

Rodrigo

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 10 semanas Domingo | 1 março 2026 | 15:15

Boa Tarde!
Sobre a distribuição de Lucros acima de 50mil, vi alguns videos dizendo para dividir o valor da distribuição por 0,9. Alguém poderia me explicar? 
Por exemplo: Empresa distribuiu 60mil de dividendos ao sócio. Na EFD-REINF em valor Bruto devo colocar 66.666,66 (60mil / 0,9) e IR 6.666,66 dando um liquido de 60mil.
Sempre achei que eu deveria colocar na EFD Reinf 60mil e IR 6mil
Qual seria o correto?

Kleber Nicolau

Kleber Nicolau

Iniciante DIVISÃO 4 , Coordenador(a) Fiscal
há 10 semanas Segunda-Feira | 2 março 2026 | 08:31

Elidiane Manoele Calheirani a entrega do fechamento do Simples Nacional é anual, mediante a DEFIS e a entrega dos livros contábeis na junta comercial. Você precisa ter o balancete fechado apenas para se resguardar que a distribuição está de acordo com os lucros que a empresa está auferindo. 

Rodrigo isso é um grande erro, o valor bruto é o valor que o sócio retirou, se ele retirou 60k o bruto é 60k, e a retenção do IR será calculada sobre o valor que o sócio retirou. 
O que acontece muito são empresas que possuem lucros exorbitantes, muitas por não declararem as despesas corretamente ou manipularem os valores para auferir lucros e distribuir de forma isenta, e eles se usam dessa saldo para realizar essas distribuições.
Se você não quer ter problemas, coloca no valor bruto da REINF o que de fato o sócio retirou mediante comprovação bancária. 

Rodrigo

Rodrigo

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 6 semanas Quarta-Feira | 25 março 2026 | 16:25

Mas se o Socio retirou 60mil bruto, com IR de 10%, deveria ter transferido o liquido para sua conta, ou seja, 54mil.

ricardo silva

Ricardo Silva

Iniciante DIVISÃO 2 , Auxiliar
há 5 semanas Segunda-Feira | 6 abril 2026 | 14:38

Boa tarde!

Amigos, estou com duvidas referente ao excentende de 10%.
Exemplo: 
Empresa do lucro presumido, encerra o primeiro 1° trimestre deste 2026, os sócios vão ser creditados acima de 50k, esse excedente devo pagar o imposto em 20 de abril?
ou maio?

Kleber Nicolau

Kleber Nicolau

Iniciante DIVISÃO 4 , Coordenador(a) Fiscal
há 5 semanas Segunda-Feira | 6 abril 2026 | 14:50

Boa tarde, 
Você recolhe no mês subsequente ao informado na REINF, se você informou distribuição acima de 50k na reinf de Março, recolhe em Abril. 
Se você informar na reinf de Abril, recolhe em Maio. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade