x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 210

Viviane

Viviane

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 16 semanas Quarta-Feira | 4 março 2026 | 09:50

Bom dia,
Uma empresa do terceiro setor que recebe mensalmente o recurso de subvenção, em relação às despesas, a referida empresa teve lucro (sobrou saldo de um ano para o outro). Qual o lançamento que devo fazer para utilizar esse saldo para as despesas do ano seguinte?
Preciso lançar essa sobra de saldo, pois, se não lançar, o valor ficará negativo.
Não estou conseguindo chegar nesse raciocínio, podem me ajudar?

Benício

Benício

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 16 semanas Quinta-Feira | 5 março 2026 | 18:09

Viviane, boa tarde.
Esse tipo de empresa nao se fala em lucro ou prejuizo e sim superavit e deficit.
E vc pode deixa na conta de superavit mesmo, contra partida da disponibilidade.

Viviane

Viviane

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 16 semanas Sexta-Feira | 6 março 2026 | 16:55

Benício, boa tarde.
Obrigada por responder.
Como devo dar início ao lançamento?
A empresa teve superavit do período anterior (2025) e já iniciou 2026 com despesas.
A dre está ficando com saldo negativo, e no banco está com saldo positivo.
Pode me ajudar, quanto aos lançamentos?
O problema está sendo nas contas de resultado, não sei exatamente como proceder.
Grata pela atenção.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies