x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 89

Estruturação do setor de compras

Ana Fonseca

Ana Fonseca

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a) Empresas
há 6 semanas Quinta-Feira | 26 março 2026 | 09:30

Olá, pessoal!
Estou em processo de organização interna da minha empresa e gostaria da orientação de profissionais mais experientes.
Atualmente estou estruturando os setores, pois anteriormente não havia uma divisão clara de responsabilidades — todos realizavam todas as atividades. Com essa reorganização, defini as seguintes funções:

Uma pessoa responsável por compras e reposição de estoque
Uma pessoa responsável pela entrada de notas fiscais no sistema
Uma pessoa responsável pela contagem periódica do estoque

Como não havia processos estruturados anteriormente, o estoque atual não é totalmente confiável, por isso já realizamos um inventário inicial, mas como são muitos produtos ainda não esta 100%. Isso tem gerado dificuldades para a compradora utilizar os dados do sistema para planejar as compras, já que as quantidades registradas nem sempre correspondem à realidade.
Meu objetivo é evoluir essa área, implementar processos mais organizados e ter um estoque confiável, permitindo que as compras sejam baseadas no sistema. Assim, a responsável por compras poderá ganhar tempo para atividades estratégicas, como negociação e busca de novos fornecedores.
Minhas dúvidas são:

Essa divisão de funções está adequada?
Qual seria a melhor forma de iniciar a organização do estoque?

Agradeço desde já qualquer orientação!

Visitante não registrado

há 5 semanas Quarta-Feira | 1 abril 2026 | 21:51

Resposta objetiva:
Sim, a divisão está boa para começar, mas falta definir quem confere o recebimento físico da mercadoria. O ideal é separar: comprar, conferir/receber, lançar nota e contar estoque.
Fundamentação:
Sua estrutura já melhora o controle porque evita que uma única pessoa faça tudo. Porém, o estoque só ficará confiável quando houver processo claro entre compra, entrada física, lançamento no sistema e contagem.
Pontos de atenção:
Não confiar no sistema enquanto o cadastro e as quantidades ainda estiverem inconsistentes.
Não lançar nota sem conferência física.
Não tentar acertar todo o estoque de uma vez.
Na prática:
Defina um fluxo simples: comprar → receber/conferir → lançar NF → armazenar → contar.Faça um marco zero e passe a exigir registro correto de toda entrada e saída.Comece pelos itens mais importantes: maior giro, maior valor ou maior risco de falta.
Implante inventário rotativo em vez de depender só de contagem geral.Depois que os saldos melhorarem, use o sistema para apoiar compras com mais segurança.
Sua direção está correta. O ponto principal agora é padronizar o processo e disciplinar a rotina, porque estoque confiável depende mais de processo do que de sistema.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade