x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 80

Contabilização de valores a pessoas não vinculadas a empresa

JHONATAN

Jhonatan

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 19 horas Domingo | 12 abril 2026 | 21:06

Olá gente, estou iniciando no setor contábil e sei que nem tudo é perfeito como na faculdade , hoje peguei uma empresa para fazer o setor contábil e me deparei com as seguintes situações.
Empresa enviando dinheiro para a mulher do sócio R$ 6.000,00

Sócio enviando dinheiro para empresa R$ 10,00

Empresa pagando boletos que não estão vinculados ao CNPJ.

Empresa enviando para o sócio sem fazer a distribuição de lucro.

Sei que isso e errado, o sócio  já foi orientado sobre isso, porém o fato já ocorreu como devo contabilizar essas situações , alguém poderia me orientar ou já passou por isso?

Jhonatan
Kleber Nicolau

Kleber Nicolau

Iniciante DIVISÃO 4 , Coordenador(a) Fiscal
há 7 horas Segunda-Feira | 13 abril 2026 | 08:19

Bom dia, 
Bem vindo ao departamento contábil kkkkk, brincadeiras a parte, isso é tão comum que você nem imagina. 

Primeiro passo é a nossa orientação como profissional, se ela já foi feita, e mesmo assim o sócio segue ''errando'', você precisa entender o seguinte ponto. 

Se o sócio retira dinheiro da empresa e a empresa possui disponibilidade para distribuir lucros, esses lançamentos se tornam distribuição. 

Se a empresa não possui capacidade de distribuir, você pode classificar de duas formas, se o sócio tem intenção de devolver, é possível lançar como empréstimo ou contrato mútuo. 
Se o sócio não irá devolver o valor, essas retiradas ou pagamentos não fazem parte da operação da empresa, ou seja, despesas indedutíveis. 

JHONATAN

Jhonatan

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 3 horas Segunda-Feira | 13 abril 2026 | 12:46

Nesse caso seria as saídas  em dinheiro para o sócio, e como ficaria as saídas de valores para outras pessoas não vinculadas a empresa?

Outra coisa é que o sócio tira 28 mil todo dia 15 de cada mês deixando a conta bancaria zerada, e no dia 28 ele transferir 130 reais para pagar fatura do cartão da empresa kkkk

Jhonatan

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade