x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.133

Correção dos Saldos

M. Marques

M. Marques

Bronze DIVISÃO 4 , Auditor(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 10 setembro 2010 | 15:35

A poucos assumi a contabilidade de uma empresa Lucro Real Trimestral. Os saldos das contas estão quase todos errados, não tenho como conferir a origem dos erros pois não tem os documentospara conciliação. Como posso corrigir esses saldos atuais para que possa seguir com uma conciliação e fechamento contábil correto. ?

M. Marques
Auditor
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Sábado | 11 setembro 2010 | 10:09

Bom dia M. Marques,

Ao assumir a contabilidade, antes mesmo de celebrar o Contrato de Prestação de Serviços Contábeis com o responsável pela empresa em questão, você deve ter analisado as Demonstrações Contábeis e a documentação existente.

Se encontrou erros na contabilidade e percebeu a falta de documentação, elabore um ofício endereçado ao responsável indicando as irregularidades para que ele exija do contador que antecedeu, providências no sentido de regularizá-las.

Em reunião, é imperativo que fiquem claras as responsabilidades de cada contador e que existe a possibilidade de você refazer a contabilidade com vistas a regularização.

Para tanto, ajustes valores, condições e regras que permitam manter esta contabilidade em dia e correta. Tenha em conta que desde 2009 as empresas tributadas pelo Lucro Real estão sujeitas a Escrituração Contábil Digital que significa entregar à Receita Federal a contabilidade propriamente dita.

Se o responsável pela empresa se dispor à regularizar a situação, torne a entrar em contato com dúvidas específicas (não generalizadas) para que possamos orientá-lo no que for possível. Se não tiver o apoio necessário e imprescindível, provoque a rescisão contratual e devolva a contabilidade certo de que estará evitando sérios transtornos futuros.

...

M. Marques

M. Marques

Bronze DIVISÃO 4 , Auditor(a)
há 14 anos Domingo | 12 setembro 2010 | 12:55

Saulo,

A Contabilidade não era interna e o erro foi por parte da empresa pois os relatórios entregues pelo antigo escritório estão conformes de acordo com os documentos nos quais obtiveram para escrituração do mesmo. O problema é que após o rompimento do contrato com o escritório a empresa ficou 1 ano sem fazer a contabilidade não se atentando pela guarda dos documentos e movimentos financeiros e só assim resolveu implanta-la internamente. Tenho ciência das obrigações fiscais e contábeis que deveram ser entregues digitalmente e as devidas providências ja estão sendo tomadas.

Não estou generalizando apenas não quis abrir uma questão para cada conta errada, caso seja necessário tenho outras opções pois há um planejamento para regularização da CTB apenas estou buscando mais informações para acelerar o processo operacional.

desde já agradeço seu dispor.

M. Marques
Auditor

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade