x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 29

Declaração de imposto de renda pessoa fisica para autonomo

Daiana  Silva

Daiana Silva

Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Contabilidade
há 6 horas Sexta-Feira | 22 maio 2026 | 17:04

Boa tarde! Estou com um cliente, que me procurou para fazer a declaração do imposto de renda dele, é trabalhador autonomo. Ele não fez o carne leao de 2025. A minha dúvida é para fazer a declaração do imposto de renda dele, teria que fazer o carne leao dele todo de 2025, ai depois importar para o programa do imposto de renda para da continuidade a declaração dele? Eu sei se eu fizer o carne leao deve vai da valores altos de guias para pagar e vai me dizer que nao poderá pagar aquilo tudo que não tem condições. Ou posso fazer a declaração do imposto de renda dele sem fazer o carne leao, lançar tudo como rendimentos tributaveis pessoa fisica/exterior? E se ele tiver despesas para lançar para diminuir o imposto pagar ai lançar. Mas fazendo desta forma vai da muito mais imposto a pagar do que retroagir e fazer o carne leao? Aguardo o retorno e desde já agradeço!

Jose Alves

Jose Alves

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 6 horas Sexta-Feira | 22 maio 2026 | 17:18

Sim, você pode lançar os valores diretamente na Declaração de Ajuste Anual (DIRPF) sem preencher o Carnê-Leão retroativo, mas o cliente estará sujeito a multas por atraso no recolhimento mensal.

A obrigação do recolhimento mensal (Carnê-Leão) e a obrigação da declaração anual são independentes perante a Receita Federal. O imposto devido sobre a renda será rigorosamente o mesmo nas duas opções; a grande diferença está nas multas e juros pelo atraso do pagamento mensal. 

1. Entender o impacto financeiro de cada opção

O imposto sobre o rendimento líquido é idêntico em ambos os caminhos. O que muda é a aplicação de penalidades.

Critério de Comparação       Opção A: Regularizar o Carnê-Mensal    Opção B: Lançar Direto na Declaração Anual
Imposto Sobre a Renda        Igual à Opção B.                                         Igual à Opção A.
Multa e Juros de Mora          Aplicados sobre cada DARF mensal        Aplicados da mesma forma via fiscalização
                                                 em atrasos.                                                  anterior. 
Multa Isolada (50%)              Não se aplica (pagou antes do fisco        Risco de aplicação de multa isolada de 50%
                                                 cobrar).                                                         se fiscalizado.
Formas de Pagamento         Guias DARF separados por mês              Saldo único parcelado em até 8 vezes (a partir
                                                 de 2025.                                                        do prazo final).
Uso do Livro Caixa                Permite deduzir despesas permitidas   Permite deduzir despesas informando-as na
                                                 mês a mês.                                                  ficha mensal.

2. Avaliar as opções de preenchimento para o cliente

Opção A: Lançar diretamente na DIRPF (Mais simples no curto prazo)
- Ação: Acesse a ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de PF/Exterior. Preencha os valores mês a mês na coluna correspondente.
-  Abatimentos: Você pode preencher a coluna do Livro Caixa diretamente no programa do IR para deduzir as despesas profissionais permitidas e reduzir o imposto. 
- Vantagem imediata: O cliente consolida tudo em uma única dívida e pode parcelar o imposto devido em até 8 vezes no débito automático.
- Risco futuro: A Receita Federal pode identificar que o Carnê-Leão não foi pago em 2025 e cobrar a multa isolada de 50% sobre o imposto que deveria ter sido recolhido mensalmente, além de juros Selic

Opção B: Retroagir e preencher o Carnê-Leão Web (Mais seguro juridicamente)Ação:
- Acesse o Carnê-Leão Web no Portal e-CAC com o acesso Gov.br do cliente. Lance os rendimentos e despesas de 2025.
- Importação: Exporte os dados do e-CAC e importe diretamente no programa do IR 2026.
- Emissão de DARF: O sistema gerará um DARF para cada mês com código 0190. Você precisará atualizar os valores com multa e juros de mora acumulados usando o Sicalc.
- Vantagem: Elimina completamente o risco da multa isolada de 50% por falta de recolhimento mensal. 

3. Seguir o plano de ação recomendado
1. Calcule o Livro Caixa: Reúna todos os comprovantes de despesas essenciais do autônomo (aluguel do consultório/escritório, água, luz, internet do local de trabalho, materiais de consumo).
2. Simule o cenário na Declaração Anual: Lance os rendimentos e as despesas do Livro Caixa direto no programa do IR para ver o valor final do imposto de ajuste.
3. Apresente a realidade ao cliente: Mostre o valor do imposto devido. Explique que o imposto não sumirá e que o não pagamento em 2025 gerou encargos.
4. Decida pelo fluxo de caixa do cliente:
                  1. Se ele não tem dinheiro para pagar os DARFs em atraso agora, faça o lançamento direto na declaração para que ele possa ao menos parcelar o saldo em 8 vezes. Alerte-o expressamente sobre o risco da multa isolada de 50% em uma eventual malha fina futura.
                  2. Se ele puder pagar, regularize o Carnê-Leão Web mês a mês para afastar qualquer risco de penalidade maior.

Dicas: Se quiser simular a melhor saída para o seu cliente, me informe:

- Qual é o faturamento bruto aproximado dele em 2025?
- Ele possui despesas comprovadas de Livro Caixa para abater?
- Os rendimentos foram recebidos de pessoas físicas ou de pessoas jurídicas?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies