x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 166

Ajuste de Variação cambial contábil

David Melo

David Melo

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista
há 6 semanas Segunda-Feira | 22 junho 2026 | 12:15

Galera, precisdo de ajuda com o seguinte caso, a contabilidade da minha empresa sempre fez a contabilização das vendas em dolar utilizando a cotação do dia da venda apenas, agora queremos fazer também a variação cambial de acordo com a cotação do ultimo dia útil do mes para uma melhor mensuração do caixa em moeda estrangeira. Mas ai entra o seguinte problema, nossa contabiliadade está subavaliada, sendo necessário ajuste. Minha dúvida é se posso fazer apenas a variação cambial normalmente, impactando o meu resultado naquele mes (valor elevado), ou se existe alguma outra opção? o que seria mais correto e recomendado?

Obrigado!

Glauber Maranha Santos

Glauber Maranha Santos

Iniciante DIVISÃO 5 , Analista Contabilidade
há 6 semanas Segunda-Feira | 22 junho 2026 | 19:17

David, se sua empresa faz o fechamento mensal, a cotação e a variação deve ser feita com data do dólar no dia do fechamento contábil vale lembrar que essa é a mensuração correta para ativos monetários. Se fosse um ativo não monetário como imobilizado por exemplo não vale a regra das variações. Como os outros meses não foram feitas, realize os ajustes necessários no resultado retrospectivo ou se vale realizar os ajustes de exercícios anteriores. Vale lembrar que se for Lucro real tem as opções do reconhecimento por caixa ou competência realizando os devidos ajustes de cada opção.

Isabela Mantovani

Isabela Mantovani

Iniciante DIVISÃO 1 , Consultor(a) Contabilidade
há 5 semanas Terça-Feira | 30 junho 2026 | 09:47

David, de acordo com o CPC 02 (R2), a variação cambial das vendas em dólar deve ser registrada no resultado do exercício pela cotação da data da venda (prática que a empresa já vem adotando corretamente). Quanto aos itens monetários do ativo e do passivo (conforme item 16 do CPC 02), estes devem ser atualizados pela cotação de fechamento de cada período de reporte (no caso de vocês, seria mensalmente), reconhecendo a variação cambial diretamente no resultado.

Como essa atualização não vinha sendo realizada, trata-se de retificação de erro contábil (CPC 23). A forma de correção depende da materialidade do erro:-Se o valor for imaterial, a correção pode ser feita diretamente no resultado do exercício corrente;-Se o valor for material, deve-se avaliar a reapresentação (restatement) dos saldos de abertura do ativo, passivo e patrimônio líquido do exercício anterior, com as devidas divulgações nas notas explicativas das demonstrações financeiras.Espero ter ajudado. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies