x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 800

Prazo para Contabilização

Glayson

Glayson

Bronze DIVISÃO 2 , Sócio(a) Gerente
há 14 anos Terça-Feira | 14 setembro 2010 | 11:06

Bom dia a todos!

Estou com um problema pois recebemos um novo cliente que veio de outra contabilidade e essa antiga contabilidade não tinha fechado os lançamentos contábeis do seu respectivo período e pediu um prazo de 1 mês para regularizar.

Passou-se o prazo e mais 15 dias e eles não entregaram para a empresa os balancetes com os resultados do período em que eles eram responsáveis pela escrituração da empresa. Sendo assim o dono da empresa me procurou para que eu mostrasse pra ele se existia alguma norma, lei ou princípio contábil que estipulasse prazos para contabilização dos movimentos mensais, já procurei em diversos sites e não encontrei nada que se refira a isso.

Agora só me resta a alternativa do fórum pra ver se algum colega já teve essa experiência e sabe como me ajudar, pois a empresa vai enviar um comunicado extra-judicial para a antiga contabilidade a fim de solucionar essa problemática mas ela quer um embasamento legal pra mencionar.

Desde já agradeço a ajuda.

Glayson

Wellington Resende Melo

Wellington Resende Melo

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 14 setembro 2010 | 11:58

Bom dia!

Glayson,

Nesta condição, a empresa ao optar por um novo escritório deverá, inicialmente, verificar as Cláusulas de Rescisão existentes no contrato com o escritório atual e quais são as regras para esta efetivação. Normalmente é solicitada uma comunicação com prazo de 30 a 60 dias para conclusão. Imediatamente, comunicar por escrito e sob protocolo a decisão tomada pela empresa, comunicando qual será o novo escritório responsável pela continuidade da contabilidade da empresa.
Quando da conclusão, o conveniente é que, o novo escritório contratado cuide do recebimento/retirada de todo o documental da empresa em poder do escritório anterior e, na seqüência, este deverá efetuar uma verificação documental juntando também os documentos existentes na empresa e formalizar um "Levantamento de Verificação Documental" para constatar a possibilidade ou não de alguma pendência fiscal/documental.
Ao mesmo tempo, o novo escritório de contabilidade deverá proceder ao "Termo de Transferência de responsabilidade técnica", em atendimento à Resolução nº. 1040/2009 do CRC-SP, que deverá transitar entre o atual e anterior escritórios e empresa contratante. A conveniência de obter certidões das diversas repartições fiscais da empresa continua sendo plenamente válida, tanto para o empresário quanto para os escritórios de contabilidade.

Boa sorte!

Wellington Resende.

Boa sorte!
Wellington Resende.
e-mail: [email protected]
Facebook: http://www.facebook.com/wellingtonresendemelo.resende
Tel : (9) 7993-4472 (011)
Contabilidade Zanata.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade