x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 65

CONTABILIZAÇÃO DO IRRF DA DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS

TALITA MIRANDA RIBEIRO

Talita Miranda Ribeiro

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 13 horas Segunda-Feira | 13 julho 2026 | 09:14

Em março de 2026, uma empresa realizou uma distribuição de lucros no valor de R$ 219.132,70. Efetuei o lançamento dessa distribuição no sistema Domínio, com a retenção de 10% de IRRF (código 16). A guia do imposto foi gerada e o cliente efetuou o pagamento normalmente.
No entanto, minha dúvida é a seguinte: onde fica o lançamento desse imposto na contabilidade? Percebi que o valor do IRRF não é integrado automaticamente para a contabilidade.
Entrei em contato com o suporte da Domínio quatro vezes, mas não conseguiram me orientar de forma conclusiva. A informação que recebi foi que eu deveria realizar o lançamento manual, utilizando a conta de Dividendos a Pagar.
Essa é realmente a forma correta de proceder? Se sim, qual seria o lançamento contábil adequado para registrar a retenção e o pagamento do IRRF?

João H Jr

João H Jr

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 12 horas Segunda-Feira | 13 julho 2026 | 10:45

Talita,
Primeiramente vale lembrar que o cálculo do IRRF sobre lucros pagos, quando ultrapassado o limite de isenção, deve ser feito dividindo-se o valor pago por 0,90, já que este é o valor líquido, encontrando o valor bruto. OU, antes do pagamento, aplica-se o percentual de 10% sobre o valor bruto, pagando-se apenas o líquido.
A contabilização do IRRF será a débito da conta de lucros acumulados (PL) e a crédito da conta de IRRF a recolher (PC). Caso os lucros pagos tenham sido lançados à crédito de Lucros a Pagar (PC), esta deverá ser a conta a débito do IRRF. 
Exemplo:
D: Lucros Acumulados
C: Banco X
Valor líquido dos lucros pagos.
D: Lucros Acumulados
C: IRRF a recolher
Valor do IRRF sobre os lucros pagos.

JR Contabilidade e Consultoria S/S Ltda
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies